em

Programa gerador do IR será liberado. Prepare a papelada!

A Receita Federal do Brasil vai liberar na próxima segunda-feira, 26, o download do programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física (IPRF) 2018, referente ao ano-base 2017. Para ter acesso, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br. A ideia com a antecipação é facilitar aos contribuintes o preenchimento da declaração, que, neste ano, deverá ser enviada no período de 1° de março a 30 de abril.

Diante da proximidade do prazo para prestar contas com o ‘leão, o DIÁRIO DOS CAMPOS entrevistou o contabilista Ireneu Czepula, que traz orientações sobre como separar a papelada necessária para preencher a declaração.

Ele destaca que a correria de última hora para declarar pode levar ao esquecimento de documentos importantes, o que pode fazer com que a malha seja inevitável. Confira as dicas.

DIÁRIO – Quais os principais documentos para preencher a declaração?

IRENEU – Informe de rendimento do empregador; informe de rendimento dos bancos; comprovantes de rendimento e pagamento de aluguéis; comprovantes de despesas médicas e odontológicas; comprovantes de despesas com educação; carnês de contribuições feitas ao INSS de empregados domésticos; comprovante de processos judiciais recebidos e comprovante de doações incentivadas.

DIÁRIO – Os contribuintes terão que aguardar os informes?

IRENEU – Sim, os informes de rendimentos deverão ser entregues aos contribuintes até o final de fevereiro ou início de março.

Leia mais na edição impressa deste fim de semana

 Ireneu: contribuinte deve se antecipar ao prazo para declarar e preparar os documentos (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.