em

Libertadores da América é ‘raiz sul-americana’

A Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América, oficialmente CONMEBOL Libertadores, é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) desde 1960. É a competição de clubes mais importante do continente, sendo um dos torneios mais prestigiados do mundo, juntamente com a Liga dos Campeões da UEFA. Porém, existe algo nela que mexe com os atletas, e todo o universo que cerca esta competição ‘raiz’.

Sobretudo, um torneio com características próprias, que sem dúvida é uma das grandes atrações do futebol mundial, tanto dentro e foras das quatro linhas. Nos dias dos jogos, desde a primeira fase os ânimos estão exaltados, pessoas mais quietas e introvertidas se transformam em torcedores fanáticos.

Assim, levantar a taça da Libertadores é o principal objetivo dos clubes e jogadores da América do Sul, que tem a oportunidade de disputar essa tradicional e singular competição. A importância do torneio é tamanha, que mesmo atletas que hoje atuam no futebol europeu, sentem falta de entrar em campos com esse clima característico desses verdadeiros caldeirões latinos.

Durante bate papo com o time da Betway Esportes – site de apostas esportivas online – algumas das estrelas sul-americanas que jogam na Europa, comentaram sobre como é jogar a Libertadores da América.

Felipe Anderson, hoje jogador do West Ham, da Premier League inglesa, jogou apenas 7 partidas de Libertadores na carreira, quando estava no Santos em 2011 e 2012. “É muito pegado, difícil, com muita catimba. Quando um time não está bem taticamente ou tecnicamente, começa a tentar ganhar por outras partes, desestabilizando psicologicamente o outro time, então é muito difícil jogar Libertadores”.

O meio-campo até afirmou ter vontade de jogar novamente a competição. “A Premier League é um pouco parecida no ritmo. É muito duro jogar aqui, então eu não sinto muita falta. Mas com certeza, um dia eu vou querer, com mais experiência, experimentar uma Libertadores novamente”.

O zagueiro Fabián Balbuena, ex-jogador do Corinthians também opinou. “Quando jogamos em casa, é um clima diferente. A torcida te apoia. A pressão de se jogar em casa e como visitante é totalmente diferente”, disse o jogador ao Betway Esportes.

Garra porteña

O detalhe fica por conta de que as equipes argentinas têm uma grande vantagem no número de títulos sobre os outros países. Com 25 conquistas somadas, a Argentina tem 7 títulos a mais que o Brasil, enquanto os uruguaios vêm em terceiro, com 8 títulos. Nesta edição da Copa Libertadores da América 2019, chegaram até as semifinais as equipes do Grêmio, Flamengo, River Plate e Boca Juniors. O atual campeão é o River Plate.

O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: José Artigas, Simón Bolívar, José de San Martín, José Bonifácio de Andrada e Silva, D. Pedro I do Brasil, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.