em

Líder do Governo, Bakri conduz debate sobre reforma administrativa e destaca demandas de Ponta Grossa

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), conduziu, na tarde desta segunda-feira (18) reunião entre os líderes partidários e as equipes da Casa Civil e da Secretaria de Estado de Planejamento na Alep para discutir o projeto de Lei nº 57/2019, que trata da reforma administrativa proposta pelo governo do Paraná. As alterações propostas pelos deputados serão incorporadas ao texto original e uma nova proposta, em forma de substitutivo geral, será encaminhada para o legislativo. 
Segundo Bakri, reuniões como essas serão rotina para que as propostas do Executivo possam tramitar de forma transparente. “Todos os partidos que têm assento nessa Casa serão convidados a debater. O legislativo vive um novo momento. O governo quer que trabalhemos assim, dando ampla publicidade e a oportunidade para que eles (deputados) apresentem emendas quando necessário. Respeitando o papel do legislativo”. 
Em entrevista ao Diário dos Campos, Bakri reforça que nenhum projeto será "atropelado" sem discussão prévia e em regime de urgência, como foram algumas propostas na gestão anterior. “Iremos discutir, alinhar e buscar o melhor caminho para todos os projetos que entrarem na Casa”, disse Bakri. “Se for necessário fazer emendas, alterar alguns pontos ou qualquer outra mudança, faremos isso com tempo, muito diálogo e sem pressa”, completou. O projeto prevê redução de 28 para 15 secretarias, extinção de 313 cargos em comissão e economia de mais de R$ 10 milhões anuais nesta primeira etapa. Para ele, cabe justamente ao líder do Governo a tarefa de fazer interlocuções entre deputados com o Governo e Casa Civil. "O governador Ratinho Junior tem procurado não politizar, e apresentado nomes técnicos para sua equipe. Hoje posso dizer que dos 54 deputados temos 40 na base, todos em consonância com a proposta do governador de redução do tamanho da máquina", frisa.
Bakri não prevê, pelo menos por enquanto, nenhuma pauta-bomba de iniciativa do governo. "Temos projetos que, na minha visão, têm uma certa aceitação popular como a reforma o projeto que prevê acabar com a aposentadoria dos ex-governadores e a própria reforma administrativa. Imagino que uma certa polêmica possa acontecer quando for discutida a data-base", explica. 
Para ele, o governador tem dado sinais claros que é preciso atender aos sinais das urnas. "É preciso ter transparência e economizar gastos. Neste sentido, o Ratinho Junior devolveu o avião que atendia exclusivamente o governador e está revisando todos os contratos firmados nos últimos meses do governo anterior. 

Demandas de Ponta Grossa 
Indicado um dos representantes de Ponta Grossa pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) na Alep, Bakri afirma que neste mandato quer aumentar ainda mais sua ligação com o município defendendo as demandas da cidade. Quero alinhar os projetos com o prefeito Marcelo, com a deputada Mabel Canto [PSC]". Ele ressalta que entre os projetos estão obras de reforma do Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell du Vernay e para construção de unidades de saúde. "Além disso, há uma forte demanda para melhorias no distrito industrial. Há alguns dias já me reuni para tratar o assunto com empresários e vou ser parceiro na viabilização de obras no local", conclui. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.