em

Link dedicado: tudo o que você precisa saber antes de contratar o serviço

Muitas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm contratado o serviço de link dedicado de operadoras de internet banda larga. A tecnologia auxilia na produtividade e na solução de problemas do dia a dia empresarial, que não podem depender do sinal oscilante da internet comum disponibilizada a clientes residenciais.

O link dedicado é, na prática, uma banda de internet exclusiva para ser usada somente pela empresa, sem o compartilhamento da rede com outros usuários da mesma operadora.

Na internet residencial, em um condomínio de apartamentos, por exemplo, os dados de todos os usuários trafegam na mesma banda, concorrendo entre si e causando lentidão que a maioria dos consumidores conhece bem. Com um link dedicado, o tráfego de dados ocorre em uma banda exclusiva, usada apenas pela empresa, garantindo mais velocidade e estabilidade.

Com uma internet livre de quedas repentinas e lentidão, as empresas conseguem realizar tarefas do dia a dia de forma mais satisfatória, como enviar, receber arquivos pesados, fazer webconferências e hangouts pelo Skype ou pelo FaceTime. Mas o que é preciso saber antes de contratar um link dedicado? Confira:

Qual é a disponibilidade da rede?

Links dedicados costuma ser ofertados com disponibilidade da rede próxima a 99,9%. O que isso significa na prática? Se a empresa contratar um plano com velocidade de download de 10 mbps, a internet tem que chegar na empresa a, pelo menos, 9,9 mbps.

Geralmente, a garantia da disponibilidade da rede vem expressa no contrato, portanto é essencial verificar se a cláusula aponta a disponibilidade de quase 100%. Só assim o empreendedor terá certeza de estar contratando um link dedicado.

Velocidade de upload também é alta?

Esta é uma importante pergunta a ser feita. Fazer uploads com rapidez e estabilidade é essencial para o bom funcionamento da empresa, principalmente as do ramo de design e audiovisual, que trabalham com arquivos pesados.

Geralmente, o serviço de link dedicado oferece a mesma velocidade para download e para upload, já que a banda exclusiva permite o tráfego de dados de melhor qualidade. Porém, vale a pena conferir com a operadora e garantir em contrato que a velocidade para carregar dados para a rede será a mesma para baixar arquivos.

Quantos IPs fixos minha empresa pode ter?

Ao contratar um link dedicado, a empresa recebe junto um pacote com uma quantidade de IPs fixos que proporcionam ainda mais estabilidade na transmissão de dados.

Um negócio que depende da manutenção de um banco de dados online, como um plano de saúde que oferece aos usuários busca de médicos e consultórios conveniados, por exemplo, precisa de um IP fixo para que o serviço não saia do ar. Verificar a quantidade de IPs fixos ajuda a definir qual plano é o melhor para cada empresa.

Terei mais segurança?

Uma das vantagens do link dedicado é a possibilidade de incrementar a segurança da rede, uma vez que ela não é compartilhada com outros usuários. Por isso, é importante tirar a dúvida na operadora, questionando se será possível contratar um serviço de certificação SSL, para prevenir vazamento de dados e ataques externos.

O suporte técnico é ágil?

Na maioria dos casos, as operadoras que oferecem link dedicado também acabam garantindo suporte técnico exclusivo para clientes desse tipo. É essencial fazer essa pergunta antes de contratar, pois ter um suporte técnico mais ágil vai garantir que problemas de conexão e transferência de dados sejam solucionados com o menor prejuízo possível para seu negócio.

A Oi Empresarial oferece o serviço de link dedicado, com diversas opções de velocidade e preços que ajudam a manter o orçamento da empresa em dia. Há vantagens também para pessoas físicas Caso você queira contratar um plano acesse: Há vantagens também para pessoas físicas Caso você queira contratar um plano acesse: Oi internet.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.