em

Livro ressalta experiência empresarial do Rock in Rio

O Rock in Rio (RiR), um dos maiores festivais de música do mundo que teve a sua última edição finalizada na semana passada, está lançando uma nova unidade de negócios dedicada a unir a educação e o entretenimento: a LExU (Learning Experience Unit). O projeto está sendo iniciado com o lançamento do livro “Rock in Rio – A arte de sonhar e fazer acontecer”, publicado pela Editora Gente.

A reportagem do Diário dos Campos entrevistou Allan Costa, autor do livro junto a Arthur Igreja. “Quando as pessoas pensam no RiR acabam se lembrando do festival, bandas, cidade do rock. Mas como empresa é uma organização fascinante com uma história empreendedora e inspiradora criada a partir de uma ideia, de um sonho”, destaca Costa.

O autor, que é bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), destaca que a ideia do livro é justamente mostrar como o festival é um exemplo de empreendedorismo que possui conceitos que podem ser aplicados tanto em grandes, quanto em pequenas empresas.

“É preciso entender como o RiR se tornou o fenômeno que é a partir de alicerces como o oferecimento de uma experiência construída a partir de detalhes, possuir uma cultura organizacional que faz com que, de trinta pessoas trabalhando no intervalo entre a realização do evento passa a 25 mil durante o festival, a materialização da questão do propósito – que hoje é moda, mas parece ser algo vago e difícil de se tornar tangível – e a sua capacidade de inovação, já que a partir do ditado que diz que o melhor RiR de todos é sempre o próximo o evento acaba se reinventando ano após ano”, avalia o autor do livro.

Segundo ele, a ideia de escrever o livro surgiu durante o Rock in Rio Academy de Lisboa, em Portugal, onde são contados cases de negócios do festival. “Já tínhamos contato com o pessoal do festival através de alguns projetos que participamos, mas quando vimos essas histórias percebemos que elas precisavam ser contadas”, contou Allan, lembrando que sempre que se fala em um contexto de comercializar experiências usa-se a Disney como exemplo – e a sua ideia é justamente apontar o Rock in Rio como uma delas.

Lançamento

O livro já esteve à venda durante o Rock in Rio 2019 e partir de agora começa a ser disponibilizado nas livrarias. No Paraná será feito um lançamento em Curitiba no dia 29 de outubro, no Hard Rock Café. “Assim como o RiR é um evento fora do comum queremos que esse lançamento também seja, com apresentação de bandas, presença do CEO do festival, entre outras atrações”, destaca Allan Costa.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.