em

Maioria dos deputados é favorável à reforma da Previdência, aponta pesquisa

Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 73% dos deputados federais apoiam o projeto de reforma da Previdência elaborado pelo governo federal. O Instituto ouviu 233 parlamentares entre os dias 11 e 14 deste mês. Para a maioria deles, o contexto político e econômico que o Brasil enfrenta, é o melhor momento para levar a diante uma Reforma do Sistema de Previdência; 24,6% são contrários e 2,4% não sabem ou não opinaram. Tido como um dos principais planos econômicos do governo do presidente Jair Bolsonaro, o projeto deve ser apresentado ao Congresso nesta quarta-feira (20). 
Além disso, a pesquisa ainda mostra que 67,7% dos parlamentares são contra a fixação de regras iguais para aposentadoria independente de sexo, ou seja, que homens e mulheres tenham as mesmas regras para tempo de contribuição e idade mínima para a aposentadoria. 27,6% dos entrevistados são favoráveis à fixação de regras iguais e 4,7% não sabem ou não opinaram. 
Em pergunta estimulada, 35,5% dos deputados consideram que 62 anos para mulheres e 65 anos para homens seria a idade mínima adequada para que o trabalhador possa se aposentar – entre parlamentares que são contra a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem – o que representa 71,4% dos entrevistados. Já outros 30,1% dos entrevistados não são favoráveis à fixação de idade mínima para a aposentadoria; outros 17,8% consideram que a idade mínima adequada seria 57 anos para mulheres e 62 anos para homens; e 16,5% dos entrevistados não sabem ou não opinaram. 
O Paraná Pesquisas também questionou os deputados federais sobre qual seria, na opinião deles, a melhor forma para a implantação das novas regras da aposentadoria. Para 64,8% deles, a melhor forma seria aquela em que trabalhadores ativos seriam afetados de acordo com o número de anos que falta para a aposentadoria; 21,3% acham que trabalhadores ativos não deveriam ser afetados pelas novas regras. Além disso, 83,1% dos parlamentares são favoráveis à inclusão dos militares na reforma da Previdência; 13,2% são contrários e 3,8% não sabem ou não opinaram. Quanto à inclusão dos servidores públicos na reforma, 89,1% dos deputados federais são favoráveis à inclusão dos servidores na reforma, 7,5% são contrários e 3,4% não sabem ou não opinaram. Quando questionados sobre a inclusão dos funcionários do Poder Judiciário, o percentual é maior ainda: 91,1% dos deputados são a favor da inclusão dos funcionários do Poder Judiciário; 5,5% são contra e 3,4% não sabem ou não opinaram. 
Para 61,1% dos deputados, deveria ser criado, por sua vez, um sistema único de Previdência, ou seja, onde todos os trabalhadores, independentemente de serem do setor público ou privado, militares ou oriundos do Poder Judiciário, fossem regidos sob as mesmas regras para poder se aposentar; 20,2% são contra. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.