Geral

Mais de 1500 crianças são formadas pelo Proerd

Cerca de 1551 crianças fizeram o juramento de não compactuar com o mundo das drogas.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela 5ª Cia do Batalhão da Patrulha Escolhar Comunitária, da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, formou na quarta-feira (10) mais uma turma de alunos do 5º ano das escolas públicas e particulares da cidade. No total, 1551 crianças fizeram o tradicional juramento de que não irão compactuar com o mundo que une drogas e violência.

Ao longo dos últimos meses, eles receberam diversas orientações sobre como proteger-se do universo do tráfico de drogas, sobre os efeitos de cada uma delas e sobre a necessária recusa ao uso de substâncias entorpecentes. Ponta Grossa é a única cidade de grande porte no Paraná onde são atendidos 100% dos estudantes. As crianças têm entre 10 e 11 anos.

Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, o aprendizado serve como uma vacina para a sequência da carreira escolar dos alunos. "É a segunda formatura deste ano, com 1290 alunos das escolas municipais. Este programa está posto em 100% das nossas escolas. É um programa de educação e de defesa das nossas crianças, um dos mais importantes do Paraná. Hoje eu vejo que esse programa tem um sentido muito especial, pois as crianças do quinto ano vão para uma escola maior, onde elas são menores, e levam junto uma vacina muito importante, que tem os conhecimentos que foram passados a elas e o juramento, que fazem perante a família, a sociedade, de que ficarão longe das drogas", acredita a professora Esméria.