em

Mais de 850 candidatos participam do Vestibular Indígena

Começa neste domingo (21) o XVIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Com participação recorde, a edição deste ano tem 852 candidatos inscritos. Em 2017 foram 754. No total, serão 52 vagas disputadas, sendo seis vagas para cada universidade estadual e dez disponíveis na Universidade Federal do Paraná.

O vestibular é dividido em duas etapas. No domingo (21) acontece a prova oral, quando o candidato é entrevistado por uma banca formada por dois profissionais voltados ao trabalho com a temática indígena e à diversidade étnica. Na segunda-feira (22) será a vez da prova de redação e conhecimentos gerais, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, sendo o Guarani e Kaingang.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é a responsável pela realização desta edição, que a cada ano tem uma universidade pública do estado à frente do processo seletivo. As provas serão aplicadas no Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira, Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, à Avenida Faxinal do Céu, s/n, município de Pinhão, Paraná.

Os candidatos recebem todo o suporte necessário durante os dias de prova como transporte, alojamento e alimentação. Diferente do vestibular tradicional, os cursos são escolhidos pelos candidatos indígenas após a aprovação no vestibular, ou seja, no momento da matrícula. O resultado do XVIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná será divulgado até o dia 30 de novembro no site www.cps.uepg.br/vestibularindigena.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.