em

Mais de mil doses de vacina foram aplicadas em PG

Pouco mais de mil doses de vacina contra o vírus do sarampo e febre amarela foram aplicadas, no último sábado (15), em Ponta Grossa. O Dia D da vacinação aconteceu em quatro unidades básicas de saúde (UBS) e no Terminal Central através do Ônibus da Vacina. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, foram 820 doses aplicadas de vacina do sarampo e 267 de febre amarela. 

“O vírus do sarampo é altamente transmissível e somente medidas de prevenção relacionadas a doenças respiratórias, tais como a higienização das mãos e manter o ambiente ventilado, não bastam. A vacina acaba sendo a principal forma de prevenção contra o sarampo”, destaca a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

A campanha nacional preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos, entretanto, analisando os casos de sarampo no Paraná, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais acometida pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, o Estado do Paraná adotou uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos, durante este período.

O público-alvo pode procurar uma das 21 salas de vacina da cidade e garantir a proteção contra a doença. A campanha segue até o dia 13 de março. (L.S.)
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.