em

Sem atualização: Mapa de alagamentos em Ponta Grossa é de 2010

Leitores entraram em contato com o DC, relatando a ocorrência frequente de alagamento em frente ao terminal central de Ponta Grossa, na esquina da avenida Vicente Machado com a rua Benjamin Constant. Segundo eles, basta chover um pouco mais forte, e a água volta a se acumular naquele mesmo ponto. A situação ocorre a menos de um metro de um bueiro, o que torna a situação ainda mais insólita.

Mas esse é o menor dos problemas, já que o município não dispõe de um levantamento atualizado sobre pontos de alagamento. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a Defesa Civil tem como base o decreto 4.037, de maio de 2010, que cita 16 pontos como áreas de risco passíveis de alagamento na cidade, todos em arroios.

Pontualmente, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) realizou ações de prevenção com a limpeza e desentupimento de 38 arroios de Ponta Grossa nos últimos meses, para evitar eventuais a ocorrência de áreas alagadas.

A respeito da poça em frente ao terminal, a SMSP não apresentou solução, mas informou que, no final da tarde, a água já não estava acumulada no trecho. O que significa que a poça, provavelmente, estará lá novamente na próxima chuva. O município reforça o telefone 156 para que a população solicite serviços envolvendo desobstrução de galerias pluviais e obras em vias públicas. A SMSP pede à população que evite jogar lixo em bueiros, arroios e demais locais usados para o escoamento de águas pluviais. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.