em

Médico indica como evitar dor de cabeça relacionada a viagem de avião

Sabe-se que existem mais de 150 tipos de dores de cabeça e identificar suas causas pode ser crucial para o sucesso do tratamento. O diagnóstico começa pelo histórico do paciente e é complementado com exames de sangue e de imagem, como ressonância magnética, tomografia de crânio e eletroencefalograma que ajudam a identificar as características da dor e a determinar as possíveis causas.

Um dos tipos de dor só surge na hora que a pessoa viaja de avião. "As dores de cabeça relacionadas a viagens de avião foram descritas pela primeira vez em 2004 e, desde 2013, fazem parte da Classificação Internacional de Cefaleias", afirma o Dr. André Mansano, especialista em medicina da dor.

O médico lista as principais características desse tipo de dor de cabeça:

– dor exclusivamente durante à viagem de avião

– dor em um lado só da cabeça, usualmente na região frontal

– dor de forte intensidade

– duração de no máximo 30 minutos

"Os mecanismos desse tipo de dor de cabeça não são conhecidos, mas acredita-se que as alterações de pressão durante a decolagem tenham papel importante", completa o médico. Ansiedade durante a decolagem também é muito frequente em pacientes que apresentam esse tipo de dor de cabeça. Mulheres e homens são afetados na mesma proporção. "Recomenda-se que o paciente tome analgésicos (desde que orientados pelo seu médico) 30 a 60 minutos antes da decolagem", conclui o especialista. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.