em

Meio ambiente é tema de atividades em Cmeis e escolas

A semana que passou foi de muito aprendizado para os alunos da Rede Municipal de Educação na área do Meio Ambiente. Quase a totalidade das 145 Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil participou de alguma ação relacionada ao tema, que mobilizou vários setores sociais para discutir a questão ao longo da Semana do Meio Ambiente.

Boa parte dos professores aproveitou para realizar etapas de projetos amplos, realizadas ao longo de todo o ano, com atividades lúdicas e pedagógicas. “O meio ambiente é trabalhado dentro da Rede Municipal de maneira transdisciplinar dentro do currículo escolar, durante o ano todo”, anota Aparecida Castanho, coordenadora de projetos da SME. O tema é tramado de maneira estratégica pelas equipes pedagógicas e professoras de todo município, para que circule por todas as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Arte, Formação Humana/Ensino Religioso e Educação Física.

Um exemplo foi a Escola Municipal Professor Ivon Zardo, onde a Língua Portuguesa esteve presente na produções textuais coletivas de receitas como a da ‘cuca de banana’, fruto da campanha de arrecadação de materiais recicláveis. Durante a Semana do Meio Ambiente, toda a escola arrecadou 1.324 quilos de recicláveis, que foram trocados no caminhão do Programa Feira Verde, recebendo de volta 331 quilos de frutas e verduras.

 

Ensinamentos

Noções de Ciências Humanas e Matemática estão presentes também na Educação Infantil, como no CMEI João Haddad, ensinando a contabilizar a produção da horta e o planejamento dos canteiros, além de ensinar sobre as origens dos alimentos e como os orgânicos contribuem para uma vida de qualidade. As áreas de Arte e Educação Física foram trabalhadas em blitze do meio ambiente, como as do CMEI Izaura Maia Wolochate, que levou para a comunidade folders para a conscientização e mudas de plantas, entregues nas ruas do centro de Ponta Grossa. A Escola Eloy Havrechack também fez algo diferente: os alunos deslocaram-se de Itaiacoca para realizar ações no centro da cidade.

A área de Ciências da Natureza originou trabalhos sobre compostagem, por meio do reator construído no CMEI Marjorie Bitencourt com apoio do curso de Química da UEPG. Lá os alunos aprendem como transformar as sobras das refeições em adubo para a horta da escola, onde todos os dias há grupos de alunos realizando a mistura da compostagem e colocando-a no reator.

 

Posse Responsável e a Formação Humana

Outro exemplo partiu dos alunos da Escola Deputado Mário Braga Ramos, localizada no Parque dos Pinheiros, que desdobraram o conteúdo sobre Formação Humana durante uma palestra sobre posse responsável. Eles aprenderam sobre como tratar os bichinhos de estimação. A atividade foi ministrada por três acadêmicas do curso de Medicina Veterinária, integrantes do grupo Mascotes da Alegria, que realizam visitas assistidas por animais levando empatia, consciência ecológica e guarda responsável.

As crianças receberam diversos aprendizados, desde liberdade do bem estar animal até primeiros socorros. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil foram cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados em 2018. Para Érika Zanoni, coordenadora dos Mascotes da Alegria, o amor pelos bichos é ensinado. “É uma grande oportunidade de mostrar que os animais são seres sencientes (sentem alegria, tristeza, raiva e medo)”, revela Érika, fundadora do grupo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.