em

“Mercado de PG desponta perante o estado”, diz presidente da APD

Na noite desta quinta-feira (17) Ponta Grossa recebe gestores de três grandes instituições ligadas ao desenvolvimento do Paraná e Sul do país. A 5ª edição do Fórum Empresarial traz os presidentes da Agência Paraná Desenvolvimento (APD), José Eduardo Bekin, Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski, para debater o sistema de fomento do estado.

O jornal Diário dos Campos entrevistou os três palestrantes, que contaram o que devem apresentar no evento. “Falarei sobre os investimentos do governo, principalmente no comércio, explicarei o que é o Invest Paraná – a nova cara da APD – e vou buscar mostrar para o mercado como funcionam os atrativos tributários do governo para novos investidores”, disse Bekin.

Em contrapartida, o diretor-presidente da Fomento Paraná pretende apresentar a instituição e falar sobre os desafios para promover o desenvolvimento econômico no Paraná e os trabalhos que vêm sendo feitos. Entre os pontos destacados, estão a redução das taxas de juros tanto para o setor público quanto para o privado, novas parcerias com municípios e associações comerciais, para ampliar a oferta de crédito, a criação de uma nova plataforma para financiamentos até R$ 100 mil, em parceria com SGCs, o Banco da Mulher Paranaense e a implantação do programa Banco Rural e a criação novos fundos para apoiar as micro e pequenas empresas paranaenses – um deles para incentivar a inovação, outro para participar do risco dos negócios – e também um fundo de aval garantidor.

As três instituições fecharam uma parceria através do Sistema Paranaense de Fomento (SPF), onde de forma complementar buscam fornecer informações para tomada de decisões estratégicas para atração de novos investimentos e negócios e ofertar linhas de financiamento para tirar do papel os projetos das empresas.

“O SPF é importante como instrumento de apoio ao desenvolvimento local e atração de novos investidores. As três instituições juntas podem propiciar maior liquidez pelos recursos oferecidos à longo prazo e reforçam o poder financeiro dos empresários, das cooperativas e dos produtores paranaenses. As prefeituras também se beneficiam ao conseguir recursos para investimentos em infraestrutura, saneamento, iluminação e saúde, garantindo a melhora do ambiente de negócios no estado”, destaca o presidente do BRDE.

Investimentos

Segundo o presidente da APD, o governo está buscando investir na infraestrutura para preparar os municípios a se tornarem mais competitivos e inovadores. “A nossa marca é a geração de empregos. Apenas em Ponta Grossa, por exemplo, estamos em tratativas com pelo menos três grandes empresas que ampliarão suas plantas com investimentos de volumes gigantescos e mão de obra expressiva. O mercado da cidade desponta perante todo o resto do estado porque virou um polo; não é mais precisa ‘vender’ PG, os invetsidores vêm procurar por si só”, destaca Bekin.

Serviço

O Fórum Empresarial é promovido pelo DC em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e acontece no dia 17 de outubro (quinta-feira), às 19 horas, no auditório ACIPG. A entrada é gratuita.

Dirigentes das instituições estarão em Ponta Grossa para debater investimentos e projetos (Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.