em

Mercado de resíduos é oportunidade para empresas

A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente já faz parte da vida do consumidor comum como das pequenas, médias e grandes empresas. Os resíduos industriais são produzidos diariamente por organizações de diversos setores e a responsabilidade sobre como os resíduos afetam o meio ambiente é cada vez mais discutida. Por isso que surgiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que regulariza e responsabiliza cada empresa pela produção e destinação final de seus próprios resíduos.

Através da responsabilidade social e pela aplicação da lei, muitas empresas encontraram alternativas para a reutilização de materiais através da reciclagem, o reaproveitamento para matéria-prima, substituição de alguns materiais por outros recicláveis, a venda e compra desses resíduos, entre outras soluções. Diante desse cenário surgiu a oportunidade para empreendedores apostarem no mercado de resíduos, que hoje apostam no tratamento de resíduos para sua venda.

Muitas empresas que produzem resíduos industriais encontraram no mercado de resíduos uma oportunidade para driblar a crise, pois apostam na reciclagem dos mesmos e/ou na sua reutilização, enquanto outras decidem revendê-los para outras organizações. Os resíduos industriais que mais apresentam oportunidade de negócio são os papéis (o Brasil é um dos países que mais recicla papéis no mundo), plásticos, borracha e os materiais eletrônicos (só esse setor movimentou em 2014 no Brasil cerca de R$ 2,5 bilhões), mas ainda existe muita oportunidade no resíduos de metais, ferro, vidro, entre outros.

O desafio para empresas que apostam no mercado de resíduos está na comunicação, no tratamento e no gerenciamento eficaz dos resíduos sólidos. De olho nessa deficiência soluções como o software VG Resíduos surgem para otimizar e facilitar o processo. Em uma única plataforma é possível ter um gerenciamento de resíduos eficiente, pois o software organiza os processo desde a primeira etapa na produção de resíduos até a sua destinação final e ainda conta com uma função dedicada ao mercado de resíduos que auxilia na comunicação de empresas de todo o Brasil. Isso mostra a tecnologia aliada à sustentabilidade, ao meio ambiente e às oportunidades de negócios que o mercado possui.

As empresas que conseguem enxergar a oportunidade nos resíduos que produz pode transformar o lixo em lucro de muitas formas, basta ter visibilidade de negócio e disposição para encontrar a melhor estratégia para a organização. Os números não mentem o mercado de resíduos tem muito potencial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.