em

Ministro Kassab apresenta Programa ‘Internet para Todos’

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou hoje na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba, o programa 'Internet para Todos'. O programa objetiva conectar milhares de localidades do Brasil, com internet de banda larga, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

Foz do Iguaçu será a primeira cidade do Paraná receber o programa, em caráter experimental. Para aderir ao programa, os prefeitos precisam fazer um pedido formal ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Depois, definir o local onde a antena será instalada e enviar projeto à Câmara Municipal propondo isenção de impostos sobre a operação.

Ao lado do presidente da AMP, 2º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeito de Assis Chateubriand, Marcel Micheletto, Kassab convidou os prefeitos a participarem do programa. “A adesão dos prefeitos a este projeto é muito importante, já que ele leva internet a 60 milhões de brasileiros que não têm conectividade à rede”, disse o ministro. Micheletto agradeceu o apoio e a presença inédita de um ministro de Estado na sede da AMP. “O Governo Federal merece elogios por investir fortemente em um projeto tão relevante para o Brasil. Temos que agradecer o ministro e o governo por isso”, avaliou.

Investimento

Lançado ao espaço em maio deste ano, o SGDC é o primeiro artefato geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do governo federal, por meio de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa.

Para aderir ao programa, os municípios precisam fazer a solicitação formal junto ao da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A ação tem início previsto para o primeiro trimestre deste ano. Na primeira etapa, beneficiará 500 municípios de todas as regiões brasileiras. O 'Internet para Todos' vai beneficiar 40 mil unidades públicas (municipais, estaduais e federais) que não contam com acesso à internet banda larga.

Além de Kassab, participaram do encontro, entre outras autoridades, o secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, representando o governador Beto Richa; o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Ortega; o presidente dos Correios, Guilherme Campos; os deputados federais Evandro Roman e Alex Canziani; e os deputados estaduais Ratinho Jr, Guto Silva, Márcio Nunes e Rubens Recalcatti.

Ministro Gilberto Kassab durante palestra em Curitiba (Foto: Divulgação/AMP)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.