em

Missas presenciais estão liberadas desde 1° de julho em PG

A Diocese de Ponta Grossa autorizou o retorno das missas com a presença de fiéis desde o dia 1° de julho. Até o dia 30 de junho, as celebrações presenciais estavam suspensas como uma medida de segurança para evitar a contaminação durante a pandemia.

Após a expiração do prazo, o bispo Dom Sérgio Arthur Braschi orientou as paróquias sobre a retomada das celebrações, desde que as medidas sanitárias fossem, como uso de máscaras, distanciamento, entre outras normas, fossem respeitadas.

Mas, segundo a Diocese, essa orientação vale desde que os municípios da região não tenham decretos que determinem o contrário, à exemplo de Irati que estão com todas as atividades religiosas suspensas de acordo com o decreto municipal.

Em Ponta Grossa, as paróquias São Sebastião, Igreja Sagrado Coração de Jesus e Igreja dos Polacos já voltaram com a celebrações.

Conforme a Diocese, a definição das missas presenciais depende de cada pároco que decide a possibilidade em conjunto com a comunidade e Conselho Pastoral. E, caso algumas paróquias não voltem de forma presencial, as celebrações continuarão sendo transmitidas pela internet.

Outras questões sobre as celebrações presenciais também têm sido levadas em consideração como o tamanho das paróquias, por exemplo, que caso sejam muito pequenas, dificulta a ventilação e o distanciamento mínimo exigido.

“A Diocese não não se opõe às celebrações presenciais, desde que atendam às recomendações já conhecidas e que sejam seguidas as normas em cada município com decretos específicos para a realização ou não de atividades religiosas. Cabe a nós termos zelo pastoral e cuidado com a vida, dom e compromisso”, disse o bispo Dom Sérgio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.