em

Mortes por atropelamentos crescem em Ponta Grossa

As mortes por atropelamentos aumentaram neste ano, no perímetro urbano de Ponta Grossa, em comparação com o ano passado. Dados repassados pelo 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros mostraram que em 2018, de janeiro a abril, foram atendidos 64 atropelamentos que resultaram em três mortes. Já neste ano, durante o primeiro trimestre, o número de ocorrências desta natureza reduziu, mas as mortes aumentaram. Em apenas três meses, quatro pessoas morreram.

Uma das avenidas mais perigosas e onde há maior incidências de casos como estes é a Souza Naves, localizada na BR-373, perímetro urbano da cidade. Os casos são tão preocupantes que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza levantamentos de ocorrências voltadas somente para aquela região.

De acordo com a PRF, de janeiro a 13 de maio de 2018, ocorreram quatro atropelamentos na avenida que resultaram em uma morte. Neste ano, dados da polícia mostraram, que durante o mesmo período, foram sete atropelamentos com três óbitos na Souza Naves.

Maio Amarelo

Mesmo com as ações de conscientização, durante o ano todo, o aumento do número de mortes tem gerado preocupação. Ao longo de todo o mês, a campanha Maio Amarelo irá intensificar ainda mais as orientações sobre os cuidados no trânsito, principalmente, para os pedestres. A campanha de 2019 traz o tema 'No Trânsito o sentido é a vida' e busca reduzir cada vez mais as estatísticas dos acidentes.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), as ações em Ponta Grossa se concentram em orientações, não somente para os pedestres, mas também para os motoristas sobre a segurança e respeito no trânsito, com abordagens educativas pelos agentes da AMTT em parceria com outros órgãos de segurança como a Polícia Militar e PRF.

Na manhã de terça-feira (14), alunos da escola municipal Professora Zair Santos Nascimento, no Jardim Los Angeles, foram orientados sobre o uso correto da faixa de pedestres. A atividade também fez parte do projeto 'Escolinha de Trânsito', desenvolvido pela AMTT, realizado ao longo do ano.

Legenda

 

Ações

Os ciclistas também serão conscientizados através de uma ação que acontecerá no dia 21 no Parque Ambiental. A Polícia Militar também realizará uma blitz educativa alusiva ao 'Dia Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito', no dia 27, no prolongamento da avenida Vicente Machado. Além dessas atividades, serão realizadas palestras educativas em empresas e instituições.

Equipes da PRF farão ações simultâneas em vários municípios dos Campos Gerais. No dia 16, está agendada uma palestra educativa no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Irati. Também estão previstas palestras de conscientização em empresas e uma blitz educativa no Posto Furnas, BR-376, em Ponta Grossa, no dia 29.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.