em

Municípios conhecem políticas da Educação

Representantes da Educação de 11 cidades dos Campos Gerais reuniram-se na terça-feira (12), em Ponta Grossa, para conhecer as políticas educacionais do município e debater sobre melhorias para as práticas político-pedagógicas na região. A ação foi realizada na Secretaria Municipal de Educação (SME) e fez parte do Núcleo de Cooperação Pedagógica, criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para contribuir com a melhoria da escola pública.

Participaram gestores e equipes da educação infantil e ensino fundamental das cidades de Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Porto Amazonas e Tibagi. No período da manhã eles conheceram as práticas realizadas em Ponta Grossa.

Durante a tarde, visitaram uma escola municipal e um Centro Municipal de Educação Infantil. Conforme a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Esméria Saveli, a demanda por uma aproximação entre as redes municipais e a estadual é antiga e muito necessária. Um dos principais pontos de trabalho do Núcleo de Cooperação Pedagógica é a melhoria da transição dos alunos das redes municipais (até o 5º ano) para a estadual (a partir do 6º ano).

"É uma das coisas que sempre pedi ao Núcleo Regional. Nós não temos que fazer uma política de educação igual, mas com os mesmos princípios", acredita a secretária. "Nesta oportunidade, a SME compartilhou com os demais gestores as políticas de Ponta Grossa", conta Esméria.

Segundo o Núcleo Regional de Educação, o Núcleo de Cooperação é uma parceria do Estado com os Municípios. "Em 30 anos de rede estadual eu nunca tinha visto algo semelhante a esta aproximação das redes estadual e municipais. Nós precisamos entender a rede municipal. Porque eles são nossos alunos. A proposta é educar juntos", aponta Luciana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.