em

Municípios dos Campos Gerais ainda calculam prejuízos após chuvas

Boa parte dos imóveis localizados às margens do rio Tibagi já foi atingida pelas águas que continuam a subir, após as fortes chuvas verificadas na última semana. Na tarde desta segunda-feira (3), dezenas de casas já haviam sido alagadas, e outras devem ficar sob o rio nos próximos dias. Isso porque, segundo moradores, a água tende a continuar subindo por, pelo menos, três dias após a interrupção da chuva.

Fábio José Felema, que mora há cinco anos na região de jardim São Lourenço, localidade de Ipiranga, conta que a água sobe rapidamente, e a correnteza também aumentou. "Hoje cedo a gente ergueu o que pôde na casa do vizinho. Mas as banquetas que colocamos em cima da mesa já estavam boiando agora à tarde", disse, momentos depois de resgatar um refrigerador.

Alguns metros acima, o caseiro Josoel Carvalho ajudava a retirar alguns móveis e colchões de um cômodo que já estava com a água na altura da janela em uma casa de veraneio. "Três anos atrás foi pior. A água chegou até a laje", comenta, apontando as paredes de uma casa de dois pavimentos, que o rio deve alcançar dentro de poucas horas.

Em Castro, houve estrago considerável nas estradas rurais do município com queda de barreira e alagamento em trechos do Guararema, Agostinhos, Colônia Iapó, Caxambu e Terra Nova, entre outros. A Secretaria Municipal de Interior vai reforçar as equipes de trabalho para recuperação desses locais, trabalhando uma hora a mais por dia, inclusive nos finais de semana.

Municípios

Segundo levantamento da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, também houve prejuízo em Palmeira, Tibagi, Carambeí, São João do Triunfo e Ventania. Em São João do Triunfo, a Secretaria de Obras contabilizou nesta segunda-feira 19 atoleiros em estradas principais, pontes, bueiros danificados, além da suspensão da travessia da Balsa Vila Palmira. O município de Palmeira também contabiliza os danos. Lá, o prefeito Edir Havrechaki teve que suspender as aulas no interior.

 

Estradas

No município de Carambeí, será preciso refazer 60 quilômetros de estradas. A prefeitura de Ponta Grossa também mobiliza a Secretaria de Obras para a recuperação dos estragos que afetaram várias ruas, galerias, rotatórias, praças e parques. O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, enviou ofício ao governador do Estado, Carlos Roberto Massa Junior, pedindo apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas e pelos vendavais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.