em

Municípios preparam ações para celebrar o ‘Dia Mundial da Água’

Municípios dos Campos Gerais preparam uma série de ações para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa ampliar a discussão sobre a importância da sua preservação e os riscos do consumo de água contaminada para a saúde da população. Ao longo da semana, estão previstas palestras de orientação nas escolas, além de ações de limpeza na beira dos rios.

Em Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará, em parceria com a Sanepar e Diocese de Ponta Grossa, um ‘bate-papo’ sobre a crise hídrica. Para destacar o tema haverá uma palestra com Luciano Rodrigues Penido, no Espaço Cultural da Rádio Sant’Ana, às 19h30. O evento será aberto à comunidade. Na oportunidade, será lançado um concurso de vídeo comunitário sobre a questão da preservação da água.

‘Tibagi Vivo’

A 17ª edição do projeto ‘Tibagi Vivo’, existente há 17 anos e realizado pelo Rotary Club Ponta Grossa Campos Gerais, contou com a presença de membros do Rotary, grupos de escoteiros e sociedade em geral. A ação foi realizada no dia 12 de março e consistiu na retirada de lixos das margens do rio Tibagi, além do plantio de mudas nativas no colégio estadual José Elias da Rocha.

De acordo com o Rotary, a ideia principal é a conscientização dos jovens e adultos participantes, para que percebam a necessidade de preservar os rios, evitando a sua poluição, bem como a preservação das matas ciliares de suas margens.

Região

 

Ações também estão previstas nos municípios da região como palestras educativas nas escolas e limpeza nas áreas de preservação ambiental. Em Carambeí, a Secretaria de Meio Ambiente fará o 1º Mutirão de Limpeza das Margens do Alagados, no próximo sábado (25). A ação contará com a equipe da secretaria e parceiros de empresas e instituições envolvidas, que farão uma varredura nas margens pertencentes ao território de Carambeí.

O trabalho visa o recolhimento de resíduos que estão nas margens e nas partes rasas do Alagados. “São milhares de garrafas pet, sacolas plásticas, pneus e garrafas de vidro que interferem na flora e fauna”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Jean Andrusko.

Em Mallet, Arapoti e Telêmaco Borba, a Sanepar realizará ações ambientais em parceria com as prefeituras municipais. Em Irati e Fernandes Pinheiro, a empresa realizará a capacitação para operadores e responsáveis pelos sistemas de abastecimento rurais. As ações estão previstas para acontecer ao longo da semana e deverão se estender até a primeira semana de abril.

 

Divulgação/ Rotary

Projeto do Rotary visa a retirada de lixos das margens do rio Tibagi.

 

Confira as ações previstas para os dias 21 e 22

Data Município              Atividade                                Realização

21             Prudentópolis   Oficina Sabão Ecológico nos Caps   Sanepar e Prefeitura Municipal

21            Ponta Grossa   Atividade de Sensibilização na empresa Agrocete Sanepar

22   Ponta Grossa   Palestra Dia Mundial da Água – Auditório Rádio Sant’Ana  Sanepar e Prefeitura Municipal

22 Arapoti Ação de sensibilização no Centro da cidade Sanepar e Prefeitura Municipal

22 Carambeí Visita à Estação de Tratamento de Esgoto  Sanepar

22 Carambeí Mutirão de limpeza no Alagados Prefeitura Municipal

22 Irati e Fernandes Pinheiro Capacitação para operadores e responsáveis pelos sistemas de abastecimento rurais Sanepar

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.