em

Museu Campos Gerais fecha dia 30 para reformulação física

O Museu Campos Gerais, ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, passará por reformulação física. Em 2019, o órgão passa a atender também no andar superior da sede, situada no cruzamento da rua Engenheiro Schamber com a Marechal Deodoro. Para realizar esta reestruturação, no próximo dia 30 de novembro, o atendimento ao público e as pesquisas serão encerradas. As atividades serão retomadas em 5 de fevereiro de 2019.

O piso superior abrigará a reserva técnica e departamento administrativo. Niltonci Batista Chaves, diretor do Museu, afirma que esta mudança ampliará consideravelmente o espaço para as exposições e possibilitará uma melhor estrutura para os pesquisadores que se valem dos documentos acervados na entidade. De acordo ainda com o diretor, a reestruturação visa melhorar o atendimento ao público que frequenta as exposições e também aos pesquisadores que se valem do seu acervo documental.

Na sede atual, administração, exposições e acervos documentais concentram-se em um único pavimento do prédio. A partir de 2019 o Museu Campos Gerais passará a ocupar também o andar superior da edificação, para o qual serão transferidos a sua reserva técnica e a sua parte administrativa, ampliando consideravelmente o espaço para as exposições e possibilitando uma melhor estrutura para os pesquisadores que se valem dos documentos acervados na entidade.

Reestruturação visa melhorar o atendimento ao público. (Foto: Arquivo DC)

Área externa

O diretor reforça que a proposta para o próximo ano é de uma reformulação visual do seu exterior e interior, da realização de um maior número de exposições, com boas possibilidades da parceria com museus da capital paranaense e também da região dos Campos Gerais, a criação de espaços pedagógicos destinados, especialmente, para o público escolar, a melhoria na rede wifi e melhor acomodação para os pesquisadores.

“Cabe ressaltar que o Museu Campos Gerais está concorrendo a um edital do Ministério da Justiça que prevê o restauro de prédios públicos ligados a história do judiciário brasileiro e, caso seja contemplado, poderá retornar suas atividades ao prédio original nos próximos anos”, conclui Chaves.

Sobre o Museu

Fundado em 1983 e tendo como sede original o antigo fórum de Ponta Grossa (localizada no cruzamento da rua Engenheiro Schamber com a Marechal Deodoro), o Museu funciona desde 2003 no prédio popularmente conhecido como o antigo Banestado da Rua XV. A mudança ocorreu há 15 anos e se deu pela necessidade de restauro no prédio histórico, o qual não foi totalmente viabilizado até os dias atuais.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.