em

Museu Campos Gerais recebe acervo de professor

Familiares do farmacêutico e maestro Gabriel de Paula Machado, falecido em 2017, doaram documentos diversos e fotos do professor ao Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A entrega dos materiais ocorreu na última segunda-feira (4).

Rebeca Machado, neta de Gabriel, foi recebida no museu pelo vice-reitor da UEPG, Everson Krum, pela pró-reitora de extensão e assuntos culturais, Cloris Blanski, pelo diretor geral do MCG, Niltonci Chaves, e pelo diretor de acervos, Rafael Schoenherr. Após o recebimento do acervo, a comitiva seguiu em visita técnica para apresentação das reformulações em andamento no espaço expositivo e na reserva técnica da atual sede do museu.

Para o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, a doação de materiais pertencentes à família do professor Gabriel possui significado histórico e emocional. “Além da contribuição para a cultura e arte de Ponta Grossa, com a orquestra e o coral, ele foi precursor de análises clínicas na região, fundador dos primeiros laboratórios que funcionaram na cidade e ainda lecionou na faculdade de farmácia e bioquímica, que na fusão com outras faculdades, deu origem à UEPG”, explica Krum. O vice-reitor ressalta que o professor Gabriel plantou a semente que gerou grandes frutos na profissão farmacêutica do Paraná.

"A doação desse material é fundamental para manter o legado das coisas maravilhosas que meu avô deixou e consequentemente manter a memória afetiva e cultural da história da nossa universidade", destacou Rebeca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.