em

Música e diversão: aliados no tratamento de crianças

O tratamento de pacientes internados, principalmente de crianças, pode ser reduzido com algumas medidas e ações que contribuem para tornar o tempo de permanência no hospital ainda menor. Músicas, cores e diversão são fortes aliados para a rápida recuperação dos pequenos pacientes, além tirar a imagem e o peso de saber que estão internadas.

Com este pensamento, o Hospital da Criança, de Ponta Grossa, organizou uma semana de programação especial para as crianças internadas. Grupos de teatro, capoeira, musical e, até mesmo os jogadores do time ponta-grossense Operário, marcaram presença no hospital e tornaram o dia de internamento um pouco mais divertido.

"Sabemos ações como estas ajudam na melhora mais rápida da criança. Por isso, procuramos realizar atividades especiais no Dia das Crianças, Natal, entre outras datas", explica Raquel Mocelim, diretora administrativa do HC.

As mães também perceberam diferenças positivas no comportamento dos filhos após as apresentações. Thainara Andrade Carvalho, mãe da pequena Ana Hadassa, de três anos, conta que a filha está internada há cinco dias e que assistiu todas as apresentações promovidas pelo hospital.

"É a primeira vez que ela ficou internada e eu estava muito preocupada e trouxe ela para assistir todas as programações. Percebi que ela foi ficando mais animada e tenho certeza que fez toda diferença. Quando contei que ganharia alta, ela me olhou e disse que queria ficar mais um pouco no hospital. Com toda certeza, as crianças melhoram mais rápido", comemorou.

Cores

Não somente as apresentações, como também um ambiente hospitalar colorido é peça chave para tornar o local mais lúdico para as crianças que estão internadas. Com a ajuda da Associação dos Amigos do Hospital da Criança (AAHC), hoje o hospital conta com ótimas enfermarias, coloridas e aquecidas para receber os pacientes.

Ambiente hospitalar colorido é peça chave para tornar o local mais lúdico. (Foto: José Aldinan)

"A ideia de se fazer um ambiente mais confortável, mais lúdico, vem justamente para proporcionar uma recuperação mais rápida e diminuir o tempo de permanência no hospital. Desde que as enfermarias foram reformadas com móveis novos, coloridos e ar condicionado, conseguimos notar resultados positivos", conta o presidente da AAHC, Nelson Canabarro.

Segundo Canabarro, os quartos do hospital eram frios, fator que agravava o sistema respiratório das crianças. "Com a colocação do ar condicionado, os ambientes ficaram mais aquecidos e, no inverno, o tempo de permanência no hospital diminuiu. Aliado com as atividades lúdicas, as crianças acabam tendo a impressão de que estão chegando na escola, por exemplo", destaca.

Confira no vídeo as ações realizadas:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.