em

Na era dos vazamentos, aumente a privacidade de seu smartphone

É cada vez mais comum ver notícias sobre vazamentos de informações, dados e fotos ou vídeos. A maioria delas acontece por causa do celular, seja quando ele se perde ou é invadido por hackers. Por isso é mais do que necessário saber como proteger seu aparelho, e evitar que hackers invadam o seu iPhone, ou celulares com o sistema operacional Android.

É normal se sentir um pouco exposto e vulnerável ao ver as notícias chegarem, já que são verdadeiros grupos de criminosos virtuais que procuram por brechas. Mas a verdade é que essas brechas ficam abertas por causa de falta de atenção de seus usuários.

 

Tome cuidado com o que você vê e faz

Muitos dos golpes virtuais começam com algum erro claro do usuário. São os mais comuns:

– Entrar em uma rede desconhecida

Nunca entre em uma rede Wi-Fi que você não tenha 100% de confiança. É comum em grandes cidades o aparecimento de redes fraudulentas em espaços públicos de grande movimento, justamente para pegar os desavisados. No momento que você entra nessa rede sem senha e acessa uma rede social, sua nuvem no Drive ou, pior, o internet banking, você já caiu na cilada.

– Clicar em um link suspeito

O golpe mais antigo é o envio de um email com um link suspeito que na verdade só traz um vírus/spyware/malware para seu computador ou aparelho. Nunca clique em links para ser redirecionado para onde for a menos que você tenha certeza absoluta.

Caso você fique na dúvida, observe bem o link. É bem comum existirem erros como não ser um domínio .com ou a grafia errada de uma palavra.

– Senhas são sagradas

A necessidade de senha não é algo a toa. Elas são a chave que abre uma porta cheia de informações, ainda mais quando tudo é feito online como nos dias de hoje. Colocar senhas fáceis como seu nome, 1234 ou sua data de nascimento é basicamente um convite para o hacker. Invista um tempo em mudar senhas, criar algumas com maior dificuldade e variar elas entre os diversos sites, apps e plataformas.  

– Perder o celular 

A perda de celular é perigosa porque se alguém colocar as mãos nele e conseguir entrar de forma fácil, terá acesso a toda sua vida. Por isso tome muito cuidado com seu aparelho. Caso isso tenha acontecido, opte por um programa especializado.

 

Conte com ajuda especializada

Há inúmeros programas de segurança para te ajudar a levantar a barreira de segurança no seu celular. Um deles é o Spyzie, que está chegando em sua versão 6.0, e que tem várias utilidades ligadas à proteção do aparelho e das informações contidas nele. No caso acima da perda de celular, ele se aplica.

O  Spyzie consegue ter informação ao vivo sobre a localização de um aparelho, perfeito para pais preocupados com os filhos durante o dia ou então caso você tenha perdido seu celular e queira saber onde ele está. Caso o aparelho tenha sido roubado, a informação de sua localização é de extrema utilidade para a polícia também.

Ele também ajuda pais a monitorar o que os filhos estão fazendo no celular, algo que é vital devido ao acesso fácil que qualquer um pode ter a conteúdo explícito. E com cada vez mais pessoas administrando golpes e outras ações mal intencionadas, é preciso ter um controle maior sobre quem nossos filhos conversam e o que eles veem.

Conte com ajuda de aplicativos de proteção para aumentar sua segurança e impedir que pessoas mal-intencionadas tenham poder sobre você. É bom não poupar quando se trata desse assunto, já que cada vez mais nossas vidas serão online e expostas se um passo errado for dado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.