em

Natal Ouro Verde une Natal e erva-mate em São Mateus do Sul

Quem disse que o Papai Noel não é chegado num bom mate? Em São Mateus do Sul (PR), o Natal deste ano será uma verdadeira roda de chimarrão, onde até o Bom Velhinho vai cair nas graças desta tradição local e inclusive tomar emprestada a cor da erva-mate para o seu traje tão característico. Porque na terra da erva-mate, o momento é do Natal Ouro Verde – Compartilhando Amor, que começa nesta sexta-feira (24).

A campanha nasceu em 2016, para valorizar uma das principais riquezas do município: a erva-mate, cuja qualidade e diferencial no mercado foram reconhecidos recentemente pelo selo de Indicação Geográfica (IG), único no país para o produto. Este ano, a campanha cresceu, abraçada por entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo (NDE), IG-Mathe, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS) e Prefeitura Municipal, com parceria de várias organizações, entidades e artistas do município.

Trata-se de uma mobilização a fim de consolidar a identidade são-mateuense ligada cultural, histórica e economicamente à erva-mate, e ao mesmo tempo revitalizar o espírito natalino, compartilhando o que há de mais precioso: o amor, difundindo esse conceito por meio de diversas ações.

 

Compartilhando amor

É disseminando amor, companheirismo e união, valores essenciais do Natal, que a campanha busca reforçar a identidade local e levar o espírito natalino para o ano todo. ""Queremos que todos pertençam a este Natal", destaca o empresário Manoel Cordeiro Junior, um dos idealizadores da campanha. A participação das pessoas poderá se dar desde a decoração de suas casas ou comércios, utilizando os símbolos da campanha – a erva-mate e o coração – até a interação com escolas e ações sociais. "Ligados por essa bonita tradição da erva-mate, que já envolve os são-mateuenses, queremos que cada um participe como puder, nos eventos, nas ações, decorando suas casas da maneira que sua criatividade permitir. Não com um espírito de competição, mas de amor, multiplicando esses sentimentos positivos do Natal de um vizinho para outro", comenta Junior.

 

Papai Noel faz rappel na Cuia

A abertura do Natal Ouro Verde – Compartilhando Amor, nesta sexta-feira, 24 de novembro, será marcada pela tradicional chegada do Papai Noel na cidade – mas de um jeito bem especial. Na Noite dos Noéis, empresários e demais parceiros levarão seus Papais Noéis criativos e, junto da comunidade, assistirão à chegada do Papai Noel oficial do município. Vestido de verde, em referência à erva-mate, o Bom Velhinho descerá, de rappel, da Cuia – reservatório de água em forma de cuia de chimarrão, um dos principais monumentos da cidade. Depois da descida, todos seguirão em caminhada pelas ruas principais da cidade até o Chimarródromo – praça construída especialmente para receber as tradicionais rodas de chimarrão entre amigos.

A campanha segue até próximo do Natal com apresentações culturais, promoções do comércio, ações entre escolas e empresas e incentivo à decoração natalina na cidade.

 

Serviço

 Abertura – Noite dos Noéis

Sexta-feira, 24 de novembro – 18h30
Local: Cuia (Rua Dom Pedro II, 57, Centro) – Chimarródromo (Av. Ozy Mendonça de Lima, em frente à Igreja Matriz São Mateus)
Descrição: Chegada do Papai Noel de rappel e caminhada com representantes de empresas locais caracterizados.

 

Outras ações do Natal Ouro Verde – Compartilhando Amor

 Compartilhando amor com Escolas Municipais e Cmeis – Empresas locais se comprometem a participar, junto com seus colaboradores e famílias, da vida escolar de crianças, até o próximo Natal.

 

Incentivo para decoração das residências e empresas – Casas e empresas serão decoradas de maneira criativa utilizando algo alusivo à erva-mate e um coração vermelho. Fotos serão publicadas na página oficial do evento e brindes serão sorteados entre todos que participarem.

 

Decoração por quadra – Mobilização entre empresários e vizinhos para que, juntos, decorem parte da rua de forma criativa e com baixo custo.

 

Apresentações culturais (de 24/11 a 23/12) – Apresentações natalinas realizadas ao lado da Casa do Papai Noel, que estará construída para receber as crianças em uma das principais praças do Centro.

 

Promoção Meu Amigo Merece CDL (sorteios todos os sábados de dezembro) – Promoção comercial com distribuição de cupons nas lojas, na qual deve-se indicar o nome de um amigo para ganhar também.

 

Festividades deste fim de ano na terra da erva-mate celebram a união e a valorização do produto na região; programação começa na sexta (24) (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.