em

New Holland investe em trator movido a biometano

Os Campos Gerais, conhecido em todo o país como sendo a região de fazendas tecnificadas, foi a primeira a conhecer, ontem, o trator da New Holland movido a biometano. O Brasil é o primeiro da América Latina a receber o novo trator conceito, sendo que a apresentação começou num evento em Ponta Grossa e se encerrou em Castro, onde foi demonstrado o protótipo do trator T6 à base de metano. O evento contou com a presença do vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina, Rafael Miotto, diretores da marca e do chefe do escritório de Design da CNH Industrial, David Wilkie, que está em solo brasileiro justamente para apresentação do novo modelo.

Denominado de trator conceito, o T6 movido a biometano foi construído a partir de protótipos anteriores do T6 metano, justamente para que se pudesse alcançar avanço tecnológico relevante.

Segundo o gerente de Marketing para Produto New Holland, Nilson Righi, o trator conceito possui o mesmo desempenho de motor que o movido a diesel, porém com redução de até 30% dos custos. “O motor do conceito tem força igual a do motor do diesel”, garante. A economia está no operacional, uma vez que o diesel precisa ser comprado, enquanto que o metano é produzido na própria propriedade rural, a partir de resíduos. “O conceito tem o mesmo desempenho e a mesma produtividade nas operações de campo”, reforça. Já a redução do ruído durante a condução do trator conceito é 50% menor que o do modelo a diesel. O novo modelo deverá ser disponibilizado para comercialização nos próximos três anos.

 

Inovação

Miotto destaca que o trator conceito “é uma das principais inovações que a New Holland traz ao mercado” e lembra que a marca foi pioneira em adotar combustíveis alternativos. Foi em 2013 que a marca apresentou o primeiro protótipo do T6 movido a metano, que vem sendo desde então, testado com seus clientes. No Brasil, este modelo chegou em 2017 e está sendo avaliado, na Chácara Marujo, em Castro, onde foi demonstrado ontem para um grupo de jornalistas de todo o país. Anualmente o investimento em inovação pela CNH Industrial chega a quase US$ 1 bilhão.

Apresentação trouxe vice-presidência e diretores da New Holland à região (Foto: José Aldinan)

Energia é produzida na própria fazenda

O novo trator conceito movido a metano cria um elo vital no ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de CO², em que a própria fazenda produz a energia que precisa para realizar suas operações, aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos funcionarem – conceito de Energy Independent Farm. O biometano como combustível sustentável é particularmente adequado a fazendas, pois elas têm as matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás.

O biodigestor é alimentado com resíduos animais alimentares ou de culturas. Ele pode usar o lixo coletado de fábricas de alimentos, supermercados e restaurantes, além dos materiais reunidos na fazenda. O biogás produzido no biodigestor é transferido para uma estação de refinamento, onde é transformado em metano de grau combustível para acionar os veículos e as máquinas da fazenda.

O metano também pode ser usado para alimentar um gerador para produzir eletricidade na fazenda, além de ser uma fonte elétrica extra para abastecer comunidades locais. Os subprodutos da biodigestão podem ser usados como fertilizantes naturais nos campos da fazenda.

Primeiro protótipo do T6 movido a metano está sendo testado na Chácara Marujo (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.