em

Novo Caps 24 horas deve ser inaugurado em 2019

A Prefeitura de Ponta Grossa mantém a perspectiva de que o imóvel do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) 24 Horas terá suas obras concluídas até o final do ano. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, 85% da execução das obras foram realizadas, e o imóvel já teve até os tapumes retirados. Ainda falta concluir pintura, colocação de portas, espelhos das tomadas e interruptores de luz, luminárias, ar-condicionado e a limpeza da obra.

Embora o município ainda não tenha uma data estimada para o início do uso do imóvel, se o cronograma se mantiver inalterado, significa que o local tende a ser inaugurado ao longo de 2019. Uma vez realizadas as contratações de novas equipes e adequações de mobiliário, o Caps AD 24 Horas pode entrar em operação no mesmo ano, dependendo dos trâmites burocráticos.

A unidade deverá trazer um incremento importante no atendimento à população dependente de bebidas alcoólicas e outras substâncias entorpecentes. Embora seja um número flutuante, a prefeitura informa que, em média, o atual Caps AD – que não possui atendimento 24 horas – atende 280 pessoas. O atendimento 24 horas deve dobrar a capacidade do serviço, e significará um importante incremento no setor de assistência social municipal.

 

Investimento

O imóvel em construção fica localizado no bairro Uvaranas, ao lado do terminal de ônibus. A prefeitura retomou no final de 2017 as obras que haviam sido iniciadas em 2015 e interrompidas no ano seguinte devido ao não cumprimento do contrato pela empreiteira originalmente selecionada. O contrato com nova empresa foi efetivado em agosto do ano passado. O investimento é de pouco mais de R$ 1,3 milhão.

 

Caps dará suporte especializado

No local haverá 10 leitos de acolhimento, que oferecerão retaguarda para pacientes já atendidos pelo serviço, e que estão com dificuldades na adesão ao tratamento (principalmente o medicamentoso). O novo Caps permitirá o acolhimento dos pacientes em crise, podendo oferecer atendimento constante por até 15 dias em observação. O paciente poderá ser medicado, enquanto é assistido por uma equipe interdisciplinar. O local também poderá ser retaguarda das unidades hospitalares, garantindo internamento em unidade hospitalar de referência, para depois ser transferido para o Caps e permanecer por mais 15 dias, se for o caso. Atualmente o município conta com três Centros de Atenção Psicossocial: o Caps- AD (Álcool e Drogas), Caps-IJ (Infanto-Juvenil) e o CapsTM (Transtornos Mentais Severos).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.