em

Novos eleitores têm até 9 de maio o prazo para tirar título

Quem ainda não tem título de eleitor e pretende votar nas eleições gerais de 2018 têm até o dia 9 de maio, ou seja, 151 dias antes do pleito, para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor. O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais, transferirem seu domicílio eleitoral ou fazer o cadastramento biométrico. 
De acordo com o Calendário Eleitoral 2018, 9 de maio é ainda a data-limite para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Do mesmo modo, esse é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização de sua situação para votar em outubro.
"Devem procurar o Fórum Eleitoral apenas as pessoas que se enquadram nestes critérios específicos. Quem já fez o cadastramento biométrico, não pretende mudar o local de votação e está com as obrigações eleitorais em dia não precisa comparecer", orienta o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral, Fabyano Alberto Stalschmidt Prestes.
Os eleitores que necessitarem de atendimento devem comparecer ao Fórum Eleitoral de Ponta Grossa de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. O Fórum fica na rua Saint Hilarie, 187, no bairro Oficinas. 

Documentos necessários 
Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. Todavia, brasileiros de 16 e 17 anos também podem tirar o título de eleitor.

Prazo também vale par quem precisa transferir o domicílio eleitoral (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.