em

Novos médicos começam a chegar na próxima semana em PG

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informou, através de sua assessoria de imprensa, que as 56 vagas abertas para contratação de novos médicos para atuação no município já foram todas preenchidas. O anúncio acontece menos de uma semana depois da publicação do edital em escala nacional para suprir a saída dos médicos cubanos que atuavam no programa federal Mais Médicos.

Ainda segundo a prefeitura, o prazo estipulado para a apresentação deles é entre 3 e 7 de dezembro, mas três já se apresentaram e os trâmites para incluí-los no atendimento em UBS está em processo. A prefeitura não soube informar se eles já residem em Ponta Grossa. A expectativa é que eles comecem a atuar, a partir da próxima semana, nas unidades selecionadas pelo município. Havia uma previsão de que médicos em hospitais supririam a demanda das UBS, mas a prefeitura afirma que essa necessidade não foi perceptível até o momento.

Em todo o país, até o início da tarde dessa segunda-feira (26), 97,2% das vagas ofertadas pelo edital já haviam sido preenchidas. Até então, eram 30.734 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Desse total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Vagas
Nesse edital do Mais Médicos são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. Ponta Grossa foi o município com maior número de vagas abertas, ficando atrás apenas da capital Rio de Janeiro. 

Inscrições
A inscrição vai até 7 de dezembro pelo site maismedicos.gov.br que já apresenta estabilidade. No momento da abertura das inscrições para o novo edital, o Sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos. Para comparação, é mais que o dobro do número de médicos em atuação no país. A alta procura dos profissionais e os ataques cibernéticos ao sistema de inscrição provocou lentidão no Sistema e, por isso, o Ministério da Saúde prorrogou as inscrições. (Com assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.