em

Núcleo de Guias realiza 5° edição do ‘Fuja da Folia’

O projeto ‘Fuja da folia – encontre-se na natureza’ chega em sua 5° edição no ano de 2019. Criado pelo Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa (NGTUR) o evento oferece passeios turísticos pelos Campos Gerais para quem não gosta de cair na folia nos dias de carnaval. As saídas acontecem de 2 a 5 de março. Desde 2015 o projeto já reuniu cerca de 300 pessoas que optaram por conhecer os atrativos turísticos da região.

Em 2019 o NGTUR programou passeio para todos os dias do carnaval. Entre os atrativos turísticos estão a Vila Velha, o Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa, e outras cidades como Tibagi, Prudentópolis e Carambeí. Segundo Rita Martins, coordenadora do NGTUR, a intenção do projeto é levar o pessoal para os atrativos naturais da região. “O projeto foi pensado principalmente para as pessoas de fora de Ponta Grossa mas também para o povo ponta-grossense que ainda não conhece os nossos atrativos. A ideia é escapar um pouco da festa de carnaval”, aponta.

A jornalista e professora Sande Moraes é maranhense, mas mora em Florianópolis (SC) há dois anos. A jornalista conheceu os Campos Gerais em 2018 pelo Fuja da Folia. Sande afirma que a experiência foi algo inusitado. “Conheci lugares incríveis e pude desfrutar do contato com a natureza através das trilhas percorridas, cachoeiras, sempre com a dedicação e cuidados dos guias do NGTUR, além de degustar a gastronomia regional com sabor inigualável. Recomendo e pretendo participar novamente este ano”, comenta.

Além do turismo, o evento ajuda a fortalecer a economia da região. Segundo o Observatório do Turismo de Ponta Grossa, apenas no mês de outubro de 2018 a cidade faturou – através do Imposto Sobre Serviço (ISS) – um valor de aproximadamente R$ 6.200,00 considerando as agências de viagem, hotéis, feiras e shows. Para a economista e professora de Economia, Augusta Pelinski, a influência do turismo regional ajuda na dinâmica da economia na cidade. “Os recursos que entram no município não existiam antes. Ou seja, quando a gente tem a dinamização do turismo na cidade, a multiplicação da renda se intensifica exatamente por conta de uma injeção de recursos que não existia”, explica.

Pelinski ainda comenta que outro fator importante para o crescimento da economia através do turismo é o bem-estar da população. “Quando um país se encontra num grau mais elevado de desenvolvimento o que as pessoas querem é bem-estar. Esse bem-estar envolve cultura e lazer, que são elementos diretamente relacionados com o turismo”, destaca.

Os turistas que participarem do Fuja da Folia terão lazer garantido pelo NGTUR. As reservas podem ser feitas através do e-mail ou dos telefones disponíveis na página do facebook do Núcleo de Guias. O evento tem apoio da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) e da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

Serviço Nome do evento: Fuja da folia – encontre-se na natureza

Data: de 2 a 5 de março de 2019

Preço: R$220,00 com desconto de 5% para o pacote com todos os dias

Contato: [email protected] / Rita Martins (42) 98417-2323

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.