em

Número de roubos cai 25% em todo o Paraná

O estado do Paraná registrou uma queda de 25,6% no número de roubos no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. O roubo de veículos apresentou a maior queda (-31,2%), seguido de roubo a comércio (-27,4%), roubo à residência (-27,2%) e roubo ao público (-23,7%).

“Houve uma importante redução nos crimes patrimoniais, com uma redução de roubo de 25% se comparar ao ano passado, roubo de veículo uma redução ainda maior de 31%, uma modalidade criminosa  que não tem a menor chance de subnotificação, porque todos precisam comunicar esse tipo de ocorrência. O Paraná está na contramão do país com relação à redução dos índices de criminalidade que apresentamos. Isso se deve, com toda certeza, há dedicação de todos os policiais de integração, a policia militar, fazendo o policiamento preventivo com muita eficiência e também a polícia civil, que anda aperfeiçoando os trabalhos de investigação e contando com o apoio importantíssimo da polícia científica na elaboração de perícias”, ressaltou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Júlio Cezar dos Reis.

O relatório semestral consolidado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Segurança do Paraná (SESP) apresenta ainda uma diminuição dos crimes de furto, quando não há violência. O Paraná registrou redução de 6% em casos de furtos. O número de registro de furtos de veículos reduziu 11,6%, enquanto que furto em locais públicos caiu 5,83%, o de residências 14% e o furto a comércio caiu 11%.

Na mesma perspectiva de redução dos índices, os crimes contra a pessoa tiveram diminuição de 1,98%, crime contra o patrimônio (-10,68%), crime de ameaça (-0,6%) e lesão corporal (-1,35%).

Dados por Áreas de Segurança Pública (AISPs) – A 7ª AISP, que compreende Guarapuava e outros 13 municípios da região, teve a diminuição mais expressiva de crimes de roubo. A queda foi de 48,27% — enquanto no primeiro semestre de 2017 foram registrados 663 roubos, no mesmo período desse ano o total caiu para 343 roubos. A 7ª AISP também teve a maior redução do número de furtos, -21,85%. 

O delegado-chefe da 14ª SDP, Rubens Miranda Junior, atrela a melhora nos índices de criminalidade em Guarapuava e região ao empenho das forças de segurança. “Por parte da Policia Civil, o trabalho de inteligência desmantelou várias quadrilhas, assaltantes e prendeu pessoas criminosas. Assim como também a intensificação do trabalho ostensivo da Polícia Militar colaborou para a redução desses índices. Eu vejo de forma muito positiva que esse trabalho tem dado certo. A integração entre as polícias, a Justiça e o Ministério Público é o caminho para manter esses índices e se possível ainda melhorar”, declarou.

O índice de roubo teve diminuição também nas regiões de Londrina (-44,69%), Paranavaí (-39,70%) e Campo Mourão (-38,39%). O número de roubo de veículos caiu -58,29% em Londrina e região, -56,14% em Campo Mourão e região e -55,78 em Cascavel e região.

O crime de roubo em locais públicos teve diminuição de 54,64% em Guarapuava e região, 44,76% em Londrina e região e 37,35% em Paranavaí e região.

Roubo à residência caiu 54,43% em Rolândia e região, 47,48% em Cascavel e região e 46,72% em Foz do Iguaçu e região.

Número de roubos a comércio reduziu 65,42% em Toledo e região, 54,79% em Foz do Iguaçu e região e 54,3% em Londrina e região. 

Você pode acessar o relatório clicando no link:
http://www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/Relatorio_Estatistico_2Trimestre_2018.pdf

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.