em

Número de roubos cai 25,6% em todo o Estado

O Paraná registrou queda de 25,6% no número de roubos no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. O roubo de veículos apresentou a maior redução (-31,2%), seguido do roubo a comércio (-27,4%), à residência (-27,2%) e do roubo ao público (-23,7%).

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, houve uma importante redução nos crimes patrimoniais, como de roubos em geral e roubos de veículos, uma modalidade criminosa que não tem chance de subnotificação porque todos precisam comunicar esse tipo de ocorrência, procedimento necessário para acionar a seguradora e também para deixar de pagar o IPVA.

Reis acrescenta que o Paraná está na contramão do país com relação à redução dos índices de criminalidade.  “Isso se deve, com toda certeza, à dedicação de todos os policiais, integrados. A Polícia Militar fazendo o policiamento preventivo e a polícia civil, que aperfeiçoa os trabalhos de investigação, contando com o apoio importantíssimo da polícia científica na elaboração de perícias”, complementou.

Outros crimes

O relatório semestral consolidado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Segurança do Paraná apresenta ainda diminuição de 6% dos crimes de furto no Estado, quando não há violência. Os furtos de veículos caíram 11,6%; em locais públicos 5,83%; de residências 14% e os furtos a comércio tiveram queda de 11%.

Na mesma perspectiva de redução dos índices, os crimes contra a pessoa diminuíram 1,98%, contra o patrimônio (-10,68%), crime de ameaça (-0,6%) e de lesão corporal (-1,35%).

Regionais

A 7ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que compreende Guarapuava e outros 13 municípios da região, teve a queda mais expressiva de crimes de roubo, com redução de 48,27%. No primeiro semestre de 2017 foram registrados 663 roubos, número que caiu para 343 roubos nos primeiros seis meses deste ano. A 7ª AISP também registrou a maior redução de furtos (-21,85%). 

O delegado-chefe da 14ª Subdivisão de Polícia, Rubens Miranda Junior, atrela a melhora nos índices de criminalidade em Guarapuava e região ao empenho das forças de segurança. Ele afirma que por parte da Polícia Civil o trabalho de inteligência desmantelou várias quadrilhas, prendeu assaltantes e pessoas criminosas, assim como a intensificação do trabalho ostensivo da Polícia Militar colaborou para a redução desses índices. “A integração entre as polícias, a Justiça e o Ministério Público é o caminho para manter esses índices e se possível melhorá-los ainda mais”, declarou.

O índice de roubos caiu também nas regiões de Londrina (-44,69%), Paranavaí (-39,70%) e Campo Mourão (-38,39%). Já os roubos de veículos diminuíram em Londrina e região (-58,29), Campo Mourão e região (-56,14%) e Cascavel e região (-55,78%). 

O crime de roubo em locais públicos teve redução de 54,64% em Guarapuava e região, de 44,76% em Londrina e região e de 37,35% em Paranavaí e região. Roubos à residência caíram 54,43% em Rolândia e região, 47,48% em Cascavel e região e 46,72% em Foz do Iguaçu e região.

A redução de roubos a comércio diminuiu 65,42% em Toledo e região, 54,79% em Foz do Iguaçu e região e 54,3% em Londrina e região. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.