em

O DIA DOS PAIS E O DILEMA DO PRESENTE

Por Ivo Costa

 

A mais de um século agosto é um mês especial, entre tantas datas comemorativas dedicamos o segundo domingo aos pais. O que esse dia realmente representa divide opiniões, o único consenso é que deve ser repleto de amor e, se tiver presente, melhor ainda.

Não precisa ser caro, não precisa ser grande, não precisa ter luxo…precisa ser especial. Um ato simbólico que retrata o sentimento puro e genuíno da vida familiar e das relações humanas. Simbolizar  esse amor nem sempre é uma tarefa fácil, essa escolha, por vezes, atormenta filhos e filhas mundo afora. Mas qual o presente certo?

Antes de chegarmos a uma resposta, essa pergunta sugere outras reflexões sobre seu pai:

Qual o estilo de vida?

Sua relação com a moda?  (importante lembrar que moda não é somente roupa, de modo geral, refere-se a produtos e serviços)

Quanto a música, literatura e arte, quais suas preferências?

Não há uma formula matemática para resolver esse dilema, ao responder essas questões você se aproxima das preferências que ajudam a identificar um estilo, talvez assim, escolher o presente não seja uma tarefa tão preocupante.

A imagem ‘pai de família’ mudou bastante nas últimas décadas, isso se deve, em partes, a preocupação crescente com a aparência e o bem estar. A busca por estilos e hábitos saudáveis, a prática de exercícios, a utilização de cosméticos e tratamentos estéticos entre outras iniciativas, tornaram os pais verdadeiros consumidores de moda. Nunca foi tão importante observar o comportamento masculino para escolher um presente e, entre tantos estilos selecionamos alguns para ilustrar essa matéria:

Deixemos de lado a etimologia da palavra para entender o conceito da “coisa”. Estilo está relacionado ao gosto, se distancia cada vez mais de tendência e se aproxima da individualidade, daquilo que realmente somos ou que nos esforçamos para ser. Diferentemente das décadas passadas, a moda se mostra menos ditatorial e mais democrática, há uma flexibilização do vestir que se aproxima mais da individualidade do que da distinção de grupos. Dito isso, fica fácil entender a teoria de que estilo pessoal tem como base o estilo de vida, ou seja, a maneira como vemos e interagimos com o mundo.

 

Pai fitness

 

 

O sportswear é uma categoria de uso muito comum dos adeptos da vida fitness. Para esse estilo de pai, presentes ligados a prática de atividade física serão sempre bem vindos, além de peças funcionais confortáveis e práticas para o uso cotidiano.

Pai tradicional


 

A formalidade, organização e seriedade são características bem comum do estilo. Escolha roupas de cores sóbrias, de cortes básicos, sem exageros. Acessórios clássicos como o relógio e a carteira de couro são igualmente interessantes.

Pai criativo


 

Ao contrario do tradicional gosta de se aventurar, misturar cores, peças descontraídas e estampadas, em geral são jovens que se relacionam bastante com músicas da atualidade. Acessórios como o óculos, chapéus e mochilas funcionam bem. Presentes ligados a tecnologia como o celular e tablets além de cosméticos e artigos de perfumara são opções excelentes. É um pai bastante eclético e por isso, a escolha fica um pouco mais fácil.

Pai elegante


 

Andar desalinhado jamais, o homem de estilo elegante é charmoso, exigente, gosta de estar sempre muito bem arrumado e chique. Se o presente for roupa, lembre-se que as peças devem ser bem costuradas e de qualidade, em geral, usam muito alfaiataria. Outro presente interessante pode ser um serviço, tratamentos estéticos, capilares e ligados ao cuidado e a beleza são habituais.

 

Pai sexy


 

Um homem vaidoso, bem ao estilo David Beckham. Cuida muito do corpo, é confiante e sensual. Em geral suas roupas são de grife, entende sobre moda e gosta novidades. Aprecia peças ajustadas que ressaltam o corpo e a modelagem slim é sua preferida. Outro presente interessante é o sapato de couro, frequentemente utilizado.

Pai casual


 

O homem desse estilo é prático, básico e gosta de conforto, entre as peças preferidas estão o jeans estonado, camisetas de tecido leve e fresco, peças esportivas como a bermuda de moletom e o tênis são de uso comum. Geralmente gosta de viajar, por isso, kits compactos de cosméticos para viagem pode ser uma boa opção.

Pai rock and roll


 

Esse estilo de homem é geralmente alternativo, não liga tanto para roupa e sua preocupação com moda ocupa o final da lista.  Neste caso, presentes ligados a música, como vinis, álbuns e coletâneas especiais funcionam bem. Mesmo assim, se preferir uma peça de roupa como presente, talvez uma camiseta de banda seja uma boa ideia. Ingressos e convites para shows de rock e musicais são presentes que ele certamente vai gostar.

Pai street


 

O street style é despojado, moderno e versátil, tem muita relação com o estilo de vida urbano onde o tempo é sempre um desafio. Esse homem gosta de peças versáteis que vão do trabalho ao lazer sem grandes mudanças. São parceiros do jeans, da mochila e da bicicleta. Presentes ligados a esse estilo variam entre acessórios para bike, skate e algumas vezes utensílios para cozinha.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.