em

“O exercício físico é um grande investimento na saúde”

Não é novidade para ninguém que a atividade física é fundamental para a manutenção da saúde e que deveria fazer parte da rotina de todas as pessoas. Muito além de questões estéticas, a prática de exercícios traz benefícios como prevenção de doenças e liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, sendo recomendada para todas as idades.  

Mesmo sendo uma atividade extremamente recomendada e necessária o ano todo, é comum que as pessoas busquem as academias somente mais próximo do verão. No entanto, este cenário vem melhorando. É o que conta o proprietário da Academia Bioativa, Dirlei Cordeiro. De acordo com ele, a quantidade de clientes que treinam o ano inteiro tem aumentado pouco a pouco. “O exercício físico é um grande investimento na saúde. Aos poucos as pessoas vão adquirindo essa consciência e sabem que não é só questão de moldar o corpo, não é apenas para estar bem para a praia ou para a piscina. Claro que nessa época do ano a procura pelas academias de fato aumenta, mas a quantidade de clientes que permanecem treinando tem sido maior”.

Foto: Fábio Matavelli

O empresário ressalta que uma parcela das pessoas que procuram a academia é por recomendação médica. “Depois de uma consulta de rotina, de levar um sermão do médico, de descobrir uma pressão alta ou algum outro problema, muitas pessoas procuram a academia para melhorar a saúde e acabam ficando porque percebem os bons resultados”, garante.

Para quem deseja começar cuidar mais do corpo e alcançar bons resultados, ele destaca três pontos essenciais:

– Antes de mais nada, procurar uma academia que tenha bons profissionais, bons equipamentos, que ofereça uma boa avaliação física e monte um treino individualizado.

– Cuidar da alimentação

– Não desistir antes de começar a ver os resultados: “para sentir a diferença e ter uma resposta legal precisa praticar pelo menos 3 meses de forma assídua, seguindo o treino direitinho”.

 

Dirlei destaca ainda quais as indicações e diferenças tanto para quem deseja emagrecer, tanto para quem quer ganhar músculo:

 

 

EMAGRECIMENTO:

Foto: José Aldinan
  • Investir bastante em exercícios aeróbicos
  • Procurar aulas de exercícios que tenham a ver com seu perfil e preferências
  • Consumir menos calorias do que gasta
  • Não deixar a musculação de lado: ela auxilia no emagrecimento e evita a flacidez decorrente do emagrecimento
  • Procurar um nutricionista: não basta se exercitar, para emagrecer com saúde é preciso cuidar da alimentação com responsabilidade

 

                                                      GANHO DE MASSA MUSCULAR:

Foto: José Aldinan
  • Investir bastante na musculação
  • Fazer suplementação (suplementos e anabolizantes são coisas diferentes – quando o treino é pesado pode ser necessário compensar a perda energética, mas sempre com orientação profissional).
  • Frequência: treinar todos os dias (a cada dia um grupo muscular diferente para deixar o corpo descansar e agir sem sobrecarga)
  • Também pode investir em aulas como bike e crossfit – regulando o peso de acordo com o objetivo

 

Contraindicações?

A atividade física é recomendada para todas as idades, sempre respeitando os limites de cada um. No caso das crianças, buscar orientação médica sobre o que pode o que não pode ser feito para não atrapalhar o desenvolvimento.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.