em

O que é estética íntima feminina? Procedimentos, mitos e verdades

Com o avanço da tecnologia, crescimento do mercado estético e o surgimento constante de novidades na área, você já deve estar familiarizado com alguns procedimentos como botox, lasers e peelings, muito comumente aplicados na região da face. Mas você sabia que existe um segmento dentro da estética voltado apenas para a região íntima da mulher?

A Dra. Adriana Lopes, especialista em ginecologia e obstetrícia, com formação em diversos cursos na área de estética íntima e genital, explica que os tratamentos unem técnicas da estética a procedimentos médicos. “A estética íntima cuida da região genital feminina no combate a transtornos de fundo físico – como flacidez, deficiências no tônus muscular, falta de lubrificação ou escurecimento da região íntima – além da melhoria de problemas causados por fundo emocional, como aplicações de botox no tratamento do vaginismo”, destaca.

A médica ressalta que a estética íntima ainda é um novo campo dentro da medicina nacional, que tem sido mais comentado e estudado nos últimos 3 a 5 anos. No entanto, o tabu no tratamento íntimo caminha para a maior aceitação da comunidade médica e do público feminino que, cada vez mais, busca alternativas para melhorar a autoestima. Nas páginas a seguir, Adriana explica tudo sobre os procedimentos e esclarece algumas questões a respeito do tema. Acompanhe!

 

“É importante munir as mulheres de informação”

De acordo com a profissional, se tratando desta área, existe uma grande necessidade de lutar contra a falta de informação. “A grande maioria das mulheres não sabe que existem esses procedimentos voltados para a região íntima. Portanto, estamos munindo as mulheres dessas informações para que elas saibam que é possível melhorar a autoestima e a qualidade da vida íntima. Afinal, muitos problemas e desconfortos podem ser resolvidos e não devem ser motivo de vergonha. Quantas mulheres não sentem dor pra ter relação ou falta de lubrificação, por exemplo, e deixam isso passar porque pensam que é normal pelo fato de ter sido sempre assim?”, questiona.

O segundo passo, explica Adriana, é trabalhar de maneira individualizada, ajustando cada procedimento à necessidade de cada mulher. “A área íntima tem indicações precisas. Não fazemos pacotes, pois são tratamentos individualizados. Você tem uma necessidade, uma indicação e vai ter um resultado com isso. Se vejo que a pessoa não vai ter o resultado esperado apenas com a estética íntima, já digo inicialmente que o ideal é fazer outro tipo de procedimento”, garante.

 

MITOS E VERDADES SOBRE A ESTÉTICA ÍNTIMA

 

Em alguns casos, a estética íntima pode substituir procedimentos cirúrgicos

VERDADE. Alguns dos procedimentos da estética íntima podem evitar que a mulher passe por cirurgia. Por exemplo, o Frax, que é a frequência vaginal, é indicado para mulheres com incontinência urinária de grau leve. O laser evita que evolua para um grau cirúrgico. Pode ser feito de forma preventiva.

 

É indicada para mulheres que tem prolapso de vagina ou de bexiga (a famosa bexiga baixa)

MITO. Quando são problemas que têm indicação cirúrgica sempre vai ser mito que um procedimento cirúrgico não invasivo vai resolver.

 

Cada caso deve ser analisado individualmente

VERDADE. Se um determinado procedimento vai ser eficiente para um determinado caso, vai depender de uma avaliação técnica individualizada.

 

Os procedimentos duram para sempre, sem necessidade de manutenção

MITO. As próprias características fisiológicas, além de fatores externos, fazem com que haja necessidade de repetir os procedimentos depois de um tempo. No caso do escurecimento vaginal, por exemplo, a pigmentação altera de acordo com novas exposições ao sol.

 

 

MAS AFINAL, QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS E SUAS INDICAÇÕES?

BOTOX

Indicado para o tratamento do vaginismo. É aplicado na musculatura da entrada da vagina. Causa uma paralisia nesse músculo, gerando um relaxamento que melhorar a relação sexual. Procedimento leva em torno de 15 minutos.

 

LASER

Indicado para incontinência urinária de grau leve, secura vaginal e flacidez. O procedimento é rápido e indolor. Aplicado dentro da vagina com uma ponteira (como se fosse uma caneta), que é introduzida desde o colo do útero até a entrada da vagina. Aplicação em vários ângulos para estímulo de colágeno e parede vaginal, em 360 graus, atingindo desta maneira a bexiga. Feito 1 vez a cada 30 a 45 dias (cerca de 3 a 5 sessões). A aplicação demora entre 30 a 50 minutos.  

 

PREENCHIMENTO

Procedimento estritamente estético, indicado para combater a flacidez nos grandes lábios. Aplicação de injeção de ácido hialurônico, que causa o preenchimento.

 

PEELING

Indicado para clareamento vaginal e da região interna das coxas, além do estímulo na produção do colágeno. Aplicação de laser e cremes específicos na vulva, face interna de coxa e virilha para tirar as manchas e esfoliação.

 

FIOS DE SUSTENTAÇÃO

Indicado para redução de flacidez e estimulação do colágeno, melhorando. Inserção de agulhas na região a ser tratada.

 

NINFOPLASTIA A LASER: Indicada para correção dos pequenos lábios. Atualmente é possível realizar o procedimento a laser, sem necessidade de intervenção cirúrgica. É realizada uma anestesia tópica e o procedimento oferece uma recuperação mais rápida e tranquila. Pós-operatório em torno de 5 dias.

 

Dra. Adriana Lopes é especialista em ginecologia e obstetrícia, Adriana Lopes é formada pela Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar) e atua desde 1992. Com cursos na área de estética íntima e genital, Adriana também realizou perícia médica ortomolecular e atuou na direção do Hospital Santa Tereza, em Guarapuava. Em Ponta Grossa, a médica curitibana atende em consultório próprio no centro da cidade, com foco nas especialidades pelas quais é formada, além de tratamentos voltados a saúde, autoestima, bem-estar e estética íntima feminina.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.