em

O que é mais sustentável: árvore de Natal natural ou artificial?

Todos os anos, a aproximação do Natal traz consigo a dúvida sobre a utilização de enfeites naturais ou artificiais, a começar pela árvore, que é o maior símbolo desta época do ano. Mas, afinal, o que é mais sustentável: comprar uma árvore de Natal de verdade ou de plástico? Com o objetivo de responder a esta questão, a vitrine virtual UmSóLugar investigou mais de perto o ciclo de vida de cada modelo, trazendo informações sobre suas trajetórias – desde a produção até as tão aguardadas celebrações de fim de ano e seu inevitável desuso.Confira:

Árvores de Natal naturais:

1.            São necessários, ao menos, 11 meses de trabalho a cada ano para o cultivo de árvores de Natal em uma fazenda, incluindo cuidados básicos com as plantas, pragas e proteção de doenças, e podas para garantir formas bonitas para comercialização.

2.            De uma a 10 novas árvores são replantadas, após a poda de apenas uma, paramanter uma fazenda de árvores de Natal sustentável.

3.            Pelo menos 80 milhões de árvores são cultivadas em fazendas em toda a Europa, por ano. A Alemanha é o maior produtor de árvores de Natal, mas a Dinamarca é o país que mais exporta.

4.            O transporte das árvores de uma fazenda até as lojas e lares e, depois,aos locais de reciclagem também entra na conta da emissão de gases ao meio ambiente, aumentando sua pegada de carbono.

Árvores de Natal artificiais:

1.            Teoricamente, 70 anos de crescimento de árvores são economizados, em média, quando se opta por comprar e utilizar a mesma árvore artificial por 10 anos, ao invés de comprar 10 cortes frescos de árvores que levariam sete anos para crescer, cada.

2.            Estima-se que cerca de 40 kg de CO2 seja a pegada de carbono de uma árvore artificial de dois metros de altura.

3.            A China é o maior produtor de árvores de Natal artificiais do mundo, que são transportadas de navio para diversos países.

4.            Vinte anos de uso é o tempo que leva para que uma árvore de Natal artificial se torne a escolha mais favorável ao meio ambiente, em comparação com a compra de uma árvore localmente plantada, de corte fresco, a cada ano.

Ajustar o estilo de vida com o intuito de causar menos danos ao meio ambiente é a chave para o consumo sustentável e, como isso não seria diferente na comemoração do Natal, o que vai determinar qual modelo de árvore é a escolha mais sustentável será, justamente, a forma como o consumidor pretende utilizar este produto.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.