em

O Silêncio encerra sessões de junho do Tela Alternativa

Com a exibição do filme O silêncio (Irã, França, Tadjiquistão) o projeto de extensão Tela Alternativa da UEPG encerra a sua programação de junho. O filme será apresentado na terça-feira (26 de junho), às 19h30, no Auditório B, do Cine-Teatro Ópera (Rua XV de Novembro, 472). O projeto coordenado pela professora Mariza Boscacci Marques, Departamento de Química da UEPG, tem sessões em blocos temáticos, promovendo espaço de debates dos temas abordados com a comunidade universitária e externa.

A partir da orientação sensibilidade com olhar crítico: sensibilidade e inclusão, o projeto traz aos participantes o drama do diretor Mohsen Makhmalbaf lançado em 1998. Na fronteira entre o Irã e o Tadjiquistão, em uma aldeia, vive um menino cego que desenvolve uma audição aguçada e através dos sons percebe o mundo que não consegue enxergar. O menino de 10 anos consegue a partir dessa habilidade captar e viver os sons da vila fronteiriça.

O seu universo é desprovido de imagens, mas rico em sons. Por isso que o menino se perde todos os dias a caminho do seu trabalho como afinador de instrumentos. Com o Silêncio, segundo leitura do filme publicada em (http://www.rua.ufscar.br/), Mohsen Makhmalbaf consegue “atingir o cerne da poesia das imagens através de manipulações simples e de um roteiro sem nenhum desejo doutrinário ou moralizante.

A participação no ‘Tela Alternativa’ é gratuita e a Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais) fornece os certificados de acordo com o número de sessões assistidas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.