em

Obras da ciclofaixa de Itaiacoca vão começar em 10 dias

As obras para a execução e implantação da ciclovia pavimentada na PR-513, abrangendo parte do bairro de Uvaranas até o Distrito de Itaiacoca, especificamente na localidade do Passo do Pupo, devem começar em até 10 dias.

De acordo com a prefeitura de Ponta Grossa, os trabalhos serão realizados pelo Grupo Arena, empresa ganhadora da licitação, após assinatura da ordem de serviços que estava prevista para acontecer na tarde de quinta-feira (6). Já o prazo de execução é de até 270 dias corridos (7 a 8 meses).

A implantação da ciclofaixa, no valor de R$ 4.727.479,24, terá uma extensão de 17,5 quilômetros e área de 45.970,65 metros quadrados, compreendendo o campus de Uvaranas até o Passo do Pupo. Segundo informações que constam no projeto apresentado pelo Grupo Arena, disponíveis no Portal da Transparência, os serviços irão começar com a limpeza da área, destocamento de árvores e escavação de toda a extensão.

A segunda etapa inclui a pavimentação da ciclofaixa a partir da regularização e compactação do subleito, colocação de pedra brita e de solo estabilizado, além de pinturas. A partir desta etapa, será realizada a drenagem da obra e a implantação de meio-fio de concreto ao longo de toda a extensão. Já a etapa final inclui a remoção e recolocação de cercas de arame.

Sinalização

Para a segurança dos ciclistas, ao final da obras, toda a ciclovia será sinalizada com defensas simples, faixas e placas de sinalização, além de tachões refletivos. “A recomendação é que ciclistas e pedestres aguardem a finalização da ciclofaixa com sinalização para transitar no local com segurança”, informou a Secretaria Municipal de Planejamento.

Importância

A implantação de uma ciclovia na região é uma discussão que se estende desde 2016, após vários registros de acidentes com mortes. Ainda pela estrada, sentido Itaiacoca, passam diversos ciclistas que utilizam a região para a prática esportiva e turismo. A obra é conveniada com o governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, que liberou os recursos para a execução do serviço.

De acordo com o diretor executivo do Iplan, Ciro Ribas Junior, a obra é essencial para garantir a segurança dos ciclistas que, muitas vezes, precisam utilizar as pistas de rolamento para transitarem. “A ideia é garantir um espaço próprio para essa população que, principalmente, nos finais de semana, utilizam o ciclismo para realizar atividades de esporte, lazer e de turismo. Com um espaço próprio, os riscos de acidente com outros meios de transporte será menor”, destacou.

Já o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant'Anna, concorda com o Iplan e garante que a realização da ciclofaixa ligando Uvaranas até o Passo do Pupo vai contribuir para a melhoria do trânsito no local, principalmente para a mobilidade de ciclistas que utilizam a via para a prática de esportes.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.