Cidades

Obras da trincheira do 'Los Angeles' entram em fase final

Entrega das obras da trincheira do Jardim Los Angeles está próxima de acontecer. Previsão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é que tudo esteja finalizado em 20 dias

A Trincheira do Jardim Los Angeles, localizada na PRC-373, trecho urbano da rodovia PR-151, em Ponta Grossa, deverá ser entregue à população até o final deste mês. O prazo foi confirmado pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, nesta semana. "Estamos com o cronograma para finalizar tudo até o final deste mês. Vamos entregar dentro de 20 dias, conforme o cronograma", garantiu.

A previsão de entrega era novembro de 2018 mas, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável por fiscalizar as obras, alguns fatores afetaram o ritmo dos serviços e alteraram o cronograma.

Um dos fatores, segundo o órgão, é de que a trincheira foi licitada com base na quantidade de veículos que trafegava pelo trecho na ocasião. "Porém, após o início dos trabalhos, houve a implantação de dois conjuntos habitacionais na região, impactando no trânsito projetado inicialmente. Por conta disso, houve a necessidade de realizar ajustes no projeto para comportar de forma segura e eficiente o aumento na circulação de pedestres, ciclistas e veículos no local", informou o DER.

Além da adaptação no projeto, segundo o DER, houve um intenso período de chuvas bem acima da média histórica que acometeu a região. Outro fato também foi a greve dos caminhoneiros que, de acordo com o órgão, atrasou o fornecimento de insumos para a continuidade das obras. "Então foi formalizado um aditivo prorrogando o prazo de conclusão. O valor do investimento total permaneceu em R$ 19,8 milhões", apontou o DER.

Obras já estão em fase final para serem entregues no final de junho. (Foto: José Aldinan)

 

Relembre

A construção da trincheira foi paralisada em 2016 mas teve as obras retomadas no segundo semestre daquele ano. No mês de outubro, os serviços foram novamente paralisados por conta das fortes chuvas que ocasionaram grande deslizamento de terras. Na época, a concessionária responsável pelo trecho, CCR RodoNorte, também instalou um guard-rail para melhorar a segurança no local e para que o DER pudesse dar continuidade à construção da trincheira.

***

Linha do tempo

Andamento das obras da trincheira

2014 - Ano em que as obras da trincheira deveriam ter sido iniciadas, mas nada havia sido feito.

2015/Julho - Obras iniciaram depois que um foi projeto foi elaborado em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa em conjunto com o Governo do Estado.

2016/1° semestre - Obras da trincheira são paralisadas.

2016/ 2° semestre - Obras são retomadas.

2016/Outubro - Volume de chuvas interrompe obras mais uma vez e provoca deslizamentos de terra no local.

2017/Maio - Elaboração de um projeto de engenharia e um novo cronograma permitiram a retomada das obras.

2018/1° semestre -  Previsão era de que o término das obras da trincheira.

2018/Janeiro -  Prefeitura de Ponta Grossa pede um novo aditivo de contrato para ampliação da pista para dar mais segurança ao tráfego.

2018/Junho - Período de chuvas e greve dos caminhoneiros afetou andamento das obras previstas para serem entregues em novembro daquele ano.

2019/Fevereiro - 90% das obras foram concluídas. Pavimentação e finalização do viaduto.

2019/Junho - Previsão de entrega à população

Fonte: Reportagens publicadas pelo Jornal Diário dos Campos