em

Obras do Mercado Municipal de Ponta Grossa estão paradas mesmo com prazo de entrega para outubro

Há pelo menos quatro meses os vizinhos do Mercado Municipal, que fica no Centro de Ponta Grossa, não veem movimentação das obras no empreendimento. O prazo para a entrega da obra se encerra em outubro deste ano e no local há apenas restos de demolição e nenhum sinal de trabalhadores, pelo menos até o final da tarde desta quinta-feira (09).

No início de fevereiro de 2020, a empresa responsável pela obra, Tekla Engenharia, iniciou a retirada dos entulhos do local e iria terminar a demolição do prédio. Mas os cidadãos que passam pelo Mercado Municipal e os vizinhos, contaram para a reportagem do Diário dos Campos que não há movimentação de trabalhadores há pelo menos quatro meses.

“Há muito tempo não tem ninguém realmente trabalhando, nem no pátio para tirar os restos de materiais. A única pessoa que vem todo sábado de manhã olhar o empreendimento é um famoso empresário da cidade”, conta um dos vizinhos, que pediu para não ter o nome revelado.

A Prefeitura de Ponta Grossa informou por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa que “referente às obras do Mercado Municipal, existe um prazo em contrato (outubro de 2020) e a expectativa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa é que o mesmo seja cumprido”.

Ainda segundo o governo municipal, “em caso de não cumprimento, podem ser aplicadas as medidas e penalidades regulamentares e contratuais, dispostas na lei nº 12.755”, afirma. A lei afirma que o município pode abrir um processo administrativo para garantir o cumprimento do contrato e ainda poderá cancelar a concessão para a empresa.

A nota completa que a prefeitura buscou alternativas junto a empresa ganhadora do processo de concessão para viabilizar as obras do Mercado Municipal, inclusive com notificações emitidas por conta dos prazos.

Retorno

A reportagem do DC tentou contato com o responsável pelas obras, mas não teve as ligações atendidas ou mensagens respondidas. O telefone fixo do escritório da Tekla Engenharia também não foi atendido. Já os contatos da empresa em Ponta Grossa, na parte comercial, estavam desligados.

Prazos

Inicialmente, o cronograma apresentado pela Tekla Engenharia calculava a conclusão da remodelação do espaço em outubro de 2018. Quando faltava poucos meses para este prazo, o município anunciou que devido a aspectos relacionados à execução da obra, a nova previsão ficou para outubro de 2019.

Já em agosto de 2019, faltando dois meses para terminar o novo prazo, o município e a empresa anunciaram que iriam adiar novamente a conclusão da obra do Mercado Municipal. Na ocasião, a prefeitura disse que como foi necessário demolir toda a estrutura antiga e seria preciso erguer as estruturas novamente, a data de conclusão precisou ser adiada. No entanto, o município considerava que o prazo de outubro de 2019 era um adiantamento.

Com isso, o terceiro e último prazo ficou para outubro de 2020, que se encerra em três meses.

Investimento

O investimento para revitalizar o Mercadão, como é conhecido pelos ponta-grossenses, é de mais de R$ 70 milhões, com recursos da iniciativa privada. Além de voltar a oferecer espaço para comerciantes, o projeto divulgado inclui hotel e edifício-garagem, um centro de eventos com auditório para mais de 800 pessoas e um cinema. O espaço deve ser gerido pela empresa Tekla pelo prazo de 35 anos.

Cronologia da obra

Outubro de 2017 – Prefeitura e Tekla assinam ordem de serviço. R$ 73 milhões de investimento. Previsão de um ano de obras.

Agosto de 2018 – Novo projeto é apresentado para revitalização do prédio, prevendo ampliação de área de empreendimentos.

Outubro de 2018 – Entrega de obra é adiada por mais um ano a pedido da empresa. Motivo seriam readequações técnicas.

Dezembro de 2018 – Após serviço de afastamento da rede elétrica, Tekla anuncia retomada de obras.

Fevereiro de 2019 – Empresa anuncia comprometimento de estrutura e necessidade de demolição. Entrega de obra segue prevista para outubro de 2019.

Agosto de 2019 – Empresa anuncia um novo adiamento e novo prazo da conclusão das obras fica para outubro de 2020

Julho de 2020 – Obras estão paradas e a entrega segue previsa para outubro de 2020

Restos de demolição ainda permanecem no local (foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.