em

Oitavo lugar em ranking de transparência, Ponta Grossa quer chegar ao topo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) disponibilizou, nesta semana, infográfico com mapas  em que constam os resultados da medição do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) das prefeituras paranaenses, realizada pelo TCE no ano passado. A aferição do indicador, desenvolvido pela Corte em 2018, resultou em um ranking dos portais da transparência dos 399 municípios do Paraná. Ponta Grossa aparece na oitava posição do ranking, com nota 80,95%, melhor colocada entre as cidades da região. 

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB), comemorou os resultados de Ponta Grossa durante programa de rádio do qual participa na manhã desta quarta-feira (8) mas adiantou que o Município vai buscar melhorar o resultado. “Vamos consertar as pequenas falhas porque quero o primeiro lugar e temos condições para isso. A Controladoria está fazendo o trabalho, e a nossa determinação é a mudança de protocolos de transparência para que na próxima divulgação a gente consiga estar entre os três primeiros colocados”, frisa. 

O controlador-geral do Município Lauro Costa, destaca que Ponta Grossa ficou acima da média no ranking, que foi de cerca de 60% entre as cidades paranaenses. “Falta ajustar alguns detalhes que nós já estamos cobrando das secretarias para ter este ajuste e melhorar ainda mais os índices”, afirma. 

Na avaliação do controlador-geral, a implantação do sistema de Gestão e Compliance em 2019 contribuiu para que o Município alcançasse bons resultados. “Com o programa, foi implantada uma unidade de fiscalização dentro de cada secretaria e com isso já começou a ser demonstrada mais eficiência no controle e transparência nas ações. Agora, em 2020, a Controladoria começou o processo de fiscalização e acompanhamento das ações”, aponta. Segundo ele, entre as ações que devem ser executadas está a elaboração de um portal da transparência mais objetivo e de fácil acesso a toda a população.

As principais informações julgadas pela CGM que precisam ser melhoradas no Portal da Transparência diz respeito ao controle de pessoal, datas em que as reuniões dos conselhos são realizadas e informações referentes à merenda escolar. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.