em

Oito tendências incríveis de decoração que vão bombar em 2018

O início de um novo ano é um ótimo momento para redecorar o lar e renovar as energias da casa. O gosto pessoal dos moradores e a praticidade na disposição dos móveis são fatores essenciais de serem levados em conta, mas existem tendências que podem ajudar a definir os rumos e a nova 'roupagem' da casa. Se você curte seguir as 'trends' e quer ficar antenado com o que estará em alta em 2018, esta reportagem é para você. A arquiteta Ayumi Meister Sumikawa e o designer de interiores, Arison Souza, da Pietá Planejados – contaram para nossa equipe o que vai bombar este ano. Acompanhe!

 

CORES PANTONE

Como todos os anos, a Pantone define a cor e a paleta do ano e, em 2018, a eleita foi a Ultra Violet. "Ela vai entrar mais nas nuances do que nesse tom de roxo em si. A Pantone define não só a cor, mas também as composições, então uma dica é aproveitar as possíveis harmonizações, não só nas cores das paredes, mas nos móveis, acessórios e objetos de decoração".

 

PLANTAS NATURAIS

Foto: José Aldinan

Abaixo às plantas artificiais. O negócio é investir na vegetação dentro de casa, seja com plantas pendentes, vasos ou jardins verticais, tudo é válido para trazer esta atmosfera natural para dentro dos ambientes e proporcionar um ar mais leve e vibrante. "Isso tem muito a ver com a onda sustentável da qual se tem falado e praticado muitos nos últimos anos", destacam os profissionais. "Em alguns projetos, as plantas podem ser utilizadas até mesmo parar separar ou delimitar ambientes". Destaque para as kokedamas: esferas ornamentais japonesas feitas com musgo que funcionam como uma única planta pendurada.

 

CORES NEUTRAS

Tons mais neutros, sóbrios e claros voltam com tudo, especialmente na pintura das paredes, dando oportunidade para ousar em outros aspectos da decoração, como nos móveis e objetos. A ideia é criar ambientes que passem uma sensação de tranquilidade. "É possível equilibrar as cores de forma que o espaço seja confortável, não carregado visualmente e, ao mesmo, tenha uma vibração interessante com tons um pouco mais fortes".

 

ESTAMPAS FLORAIS

Foto: Montacasa

Casando com as ideia da neutralidade e de trazer a natureza para dentro de casa, vem a tendência das estampas florais e temas tropicais. Seja em almofadas, mantas, roupas de cama, papeis de paredes e até nos tapetes, o objetivo é dar vida ao ambiente. "Essa é uma tendência que praticamente não sai de moda, mas este ano ela vem com tudo. Uma coisa bacana do floral é que ele pode ser muito explorado em artigos e objetos mais fáceis de serem trocados, o que faz dele um curinga pra quem deseja transformar ambientes sem gastar um absurdo", sugerem Arison e Ayumi.

 

SOFÁS ARREDONDADOS

Foto: The Agency

Esqueça os tradicionais. A moda agora são os móveis que dão movimento e 'conversam' com o ambiente. Os sofás mais curvados, por exemplo, conferem um ar mais moderno e acabam dando até uma sensação de mais aconchego, como se eles pudessem te 'abraçar'. "A tendência já marca presença nas principais feiras e lojas de decoração mais antenadas. Saem um pouco mais de cena os móveis pés de palito e cômodas vintage, dando lugar aos sofás curvados".

 

METAL ENVELHECIDO

Em 2018, o metal envelhecido, especialmente o cobre, vem com mais força do que nunca na decoração. "Ele está nas salas, nas cozinhas, nos puxadores dos mobiliários, nas trancas de portas e janelas, vasos, luminárias, bancadas, enfim, por toda parte". O resultado acaba sendo uma rusticidade moderna, que, inclusive, casa muito bem com as outras tendências, de utilização de plantas naturais e estampas florais.

 

CONCRETO

O estilo industrial conferido pelo concreto veio com força no ano passado e continua em 2018. "Desta vez ele aparece em lugares inesperados como móveis, pequenos e grandes objetos de decoração, acessórios, etc". O concreto aparente é uma característica muito forte do estilo escandinavo, que tem como marca tons mais frios e um aspecto 'sem acabamento'. A tendência já figura nas casas e apartamentos de artistas e blogueiras de todo o Brasil.

 

COZINHAS COLORIDAS

Foto: José Aldinan

Muito mais coloridas e cheias de vida. Assim serão as cozinhas em 2018. As cores estarão por todos os lados: tanto nos móveis, quanto nos objetos decorativos, ganhando uma integração incrível com o verde das plantas (que também estarão nas cozinhas). "No entanto, como em qualquer ambiente, é prudente não exagerar, e optar pela composição mais harmoniosa possível, levando em conta os tons que estão em alta e que podem dar um charme a qualquer ambiente".

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.