em

ONG Prematuridade.com quer ampliar rede de voluntários no Brasil

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com quer ampliar a rede de voluntários de Norte a Sul do Brasil. A ONG que está completando cinco anos de existência e conta com 3 mil famílias cadastradas e mais de 40 voluntários em 18 Estados brasileiros. O número é pequeno diante de o Brasil registrar 340 mil bebês prematuros todos os anos o que representa 11,5% do total de nascimentos. O percentual é maior que a média mundial de 10%, segundo Pesquisa Nascer no Brasil – Fiocruz 2016.

Para a fundadora e diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani, a disseminação da informação sobre as causas e os riscos da prematuridade é fundamental para contribuir na redução do número de partos de prematuros.

Ela explica que qualquer pessoa pode ser voluntária da ONG, hoje formada por profissionais de saúde, mães, pais e avós de prematuros, artesãos e simpatizantes da causa. O processo de adesão é simples, bastando entrar em contato pelo e-mail [email protected].

As iniciativas dos voluntários compreendem desde entender a realidade da sua região para identificar os desafios e propor soluções, até contactar UTIs neonatais e maternidades; participar de grupos de gestantes para levar informações acerca do tema; conversar com pais e familiares de prematuros; colaborar com a implementação do Método Canguru nas suas localidades; além de apoio na divulgação das ações voltadas à prematuridade.

Denise reforça que o voluntário contará com o apoio total da ONG no sentido de orientação das suas atividades, dentro do tempo que ele tiver disponível. “Nossa missão é diminuir as taxas de prematuridade no Brasil, e  para garantir o mais adequado e mais humano atendimento aos bebês e suas famílias, e o voluntario é protagonista nesse processo, nos trazendo a realidade de cada região e suas demandas”, diz.

Para saber mais sobre as ações da ONG é possível visitar à página na internet www. prematuridade.com. Dia 17 de novembro foi comemorado o Dia Mundial da Prematuridade.

Sobre a ONG Prematuridade.com

A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com é a primeira organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção do parto prematuro, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias de bebês prematuros, atuando em âmbito nacional. A ONG foi fundada por Denise Leão Suguitani, nutricionista, mãe de 2 filhos, quando ela trabalhava em uma UTI Neonatal de Porto Alegre (RS). Em sua vivência diária, percebeu que os pais tinham dificuldades de encontrar conteúdo confiável sobre bebês prematuros na internet. Assim, surgiu o blog Prematuridade.com, que rapidamente acabou tomando proporções maiores, tornando-se um portal. Em novembro de 2014, Denise fundou a Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, entidade pioneira que se dedica à causa dos bebês prematuros em âmbito nacional. Hoje são 3 mil famílias cadastradas, 40 voluntários e 18 estados brasileiros com presença da ONG.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.