em

‘Operação Natal’ reforça segurança no comércio

O 1º Batalhão de Polícia Militar deflagrou, na tarde desta sexta-feira (1º), a “Operação Natal 2017” em Ponta Grossa. Aproximadamente 50 policiais, que normalmente atuam em setores administrativos e outras áreas, como Trânsito e Pelotão de Choque, serão direcionados, também, para o patrulhamento em algumas das principais ruas da cidade.

De acordo com o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Edmauro de Oliveira Assunção, a Operação, que ocorre a cada ano nos dias que antecedem o Natal, tem por objetivo a atuação preventiva como forma de coibir a ação de criminosos que têm a intenção de praticar furtos e roubos nesse período de compras. Para isso, os PMs são distribuídos em pontos estratégicos, basicamente ruas do Centro e ruas comerciais em bairros, onde ficam temporariamente fixos ou percorrem trechos de maior movimentação devido a lojas, agências bancária e terminais de ônibus.

“A Operação Natal ocorre em horário comercial. Significa que, durante os dias em que o comércio realizar horários especiais, a PM também estará atuando, se adequando aos horários prolongados de atendimento das lojas”, explicou Assunção, durante o evento de lançamento da Operação. A intensificação do policiamento segue até a véspera do Natal, dia 24.

No caso do 1º BPM, além de Ponta Grossa também recebem maior efetivo nas ruas as cidades de Palmeira, Porto Amazonas, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Arapoti e Sengés. Mas a Operação Natal ocorre em nível estadual, em todos os municípios. A operação envolve os seis Comandos Regionais da PM, distribuídos em todo o estado, por meio de seus batalhões e companhias independentes. O policiamento é feito com o uso de viaturas, motos, equipes hipomóveis e helicópteros.

Em Curitiba são 150 policiais a mais em cada turno de serviço. Nas outras regiões do Paraná somam um efetivo de mil policiais no reforço.

 

Trânsito

Também há reforço de fiscalização pelo Batalhão de Polícia Rodoviária nas rodovias estaduais e pelos Pelotões de Trânsito das unidades de área nos demais municípios do estado. Objetivo é evitar crimes de trânsito, como excesso de velocidade e embriaguez ao volante, além de conscientizar os motoristas e demais usuários das vias sobre a prática de direção defensiva a fim de evitar acidentes e mortes. Os trabalhos acontecerão diuturnamente, e serão reforçados nos finais de semana e feriados.

Ruas de Ponta Grossa terão 50 policiais adicionais (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.