em

Orientações da Semana Santa para os fiéis, em casa

A Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral de Ponta Grossa apresenta algumas orientações para a celebração da Semana Santa, levanto em conta as recomendações da OMS de isolamento social.

Como irá acontecer

 As Paróquias irão transmitir as celebrações litúrgicas da Semana Santa pelos meios de comunicação (redes sociais, TV e rádio).  Para acompanhar as celebrações da Semana Santa, cada família pode ser incentivada a preparar um pequeno “Altar” em sua casa: por exemplo, velas, Cruz, Bíblia Sagrada, imagem de Nossa Senhora.

 

  1. Domingo de Ramos: Reze com sua Família, Igreja Doméstica.

Sinais

Coloque um ramo no portão e/ou na porta da sua casa ao longo do dia para manifestar a participação de sua família na vida da Igreja.

  1. Quinta Feira Santa

Missa crismal

Não haverá a Celebração neste momento; ficando transferida para um outro dia, com data a ser definida.

Missa da Ceia do Senhor

Em família, acompanhe, direto de sua Paróquia a Celebração que narra a Instituição da Eucaristia e o Lava-pés.

Sinais: Após a Celebração, se for possível, realize o mesmo gesto do Lava-pés em sua casa, para isto, poderá utilizar o texto de Jo 13,1-15. Este gesto, logo após a Palavra de Deus, tem o objetivo de nutrir e recordar a doação e o amor fraterno que devemos viver como “Igreja e Família de portas abertas na cultura urbana.”

 

  1. Sexta-Feira Santa: Nesse dia e mantenha o silêncio e em especial o recolhimento, jejum e abstinência e a oração pessoal.

Sinais: Coloque a Cruz e a Imagem de Nossa Senhora, que acompanha o sofrimento do Filho, “Mãe das Dores”, em evidência na sua casa, durante a Celebração das 15h00.
 

  1. Sábado Santo – Vigília Pascal: A Santa Vigília será celebrada recordando o Cristo Ressuscitado que brilha nas trevas da morte. Nesse dia haverá a Renovação das Promessas Batismais.

Sinais

Coloque um pano branco sobre a Cruz. No momento do Hino de Louvor(Glória), acenda as velas e retire o pano branco.
 

  1. Domingo da Ressurreição: Acompanhe a Celebração Eucarística por meio das transmissões ao vivo. Seja um sinal da Páscoa realizando a confraternização familiar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.