em

Ortigueira puxa saldo positivo de empregos nos Campos Gerais em 2020

De janeiro a abril de 2020 a região dos Campos Gerais soma um saldo positivo de empregos, com a geração de 1.805 novas vagas com carteira assinada. O levantamento foi feito pela reportagem do Diário dos Campos com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Governo Federal. O saldo foi obtido da subtração das 26.290 demissões realizadas no período das 28.095 contratações registradas nos 23 municípios da região.

Quase 3 a cada 5 novas vagas (58,9%) são provenientes de Ortigueira, que ficou com um saldo positivo de 1.064 vagas, liderando os municípios da região. A cidade também liderou o ranking do ano passado porque, em 2019, a Klabin anunciou um investimento de R$ 9,1 bilhões na ampliação da fábrica local (Unidade Puma), que está em operação desde 2017. De acordo com a empresa, a maior parte dos equipamentos seria instalada na primeira etapa do projeto e, com isso, aproximadamente dois terços dos recursos previstos para a implantação da nova planta ocorreriam entre 2019 e 2021.

Em segundo e terceiro lugares figuram, com resultados bem próximos um ao outro, Ponta Grossa (+199) e Irati (+198). Em contrapartida, os piores desempenhos foram em Telêmaco Borba (-162), Reserva (-96) e Piraí do Sul (-77). No total, dez cidades fecharam postos de trabalho e treze tiveram a criação de novas vagas no ano.

Divulgação dos dados

O Caged, tradicionalmente divulgado mensalmente, não era atualizado desde o mês de janeiro de 2020. A justificativo do atraso dada pelo Governo Federal é de que, com a alteração do sistema de inserção dos dados (eSocial), muitas empresas deixaram de declarar as informações, inviabilizando a divulgação dos dados. Lançado nesta semana com os dados desde o início do ano, o Cadastro contou com um formato diferente: os saldos por atividade econômica, por exemplo, não foram estratificados por município, como era feito anteriormente.

Leia também: Carambeí é a única cidade da região com saldo positivo de empregos em abrilAgronegócio é o único setor com saldo positivo no Paraná em abril 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.