em

Paciente questiona demora em atendimento na UPA do Santa Paula

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Ponta Grossa, no núcleo Santa Paula, é atualmente uma das principais instituições hospitalares para onde se deslocam pacientes em casos de urgência e emergência. Por ter se tornado referência para a população, às vezes vem apresentando um tempo de espera acima do previsto.

Nessa quarta-feira (16), Elizângela dos Santos, 39 anos, acordou com fortes dores nos rins. Ela conta que já tinha um histórico relacionado ao problema e, reconhecendo os sintomas, foi até a UPA onde, segundo ela, deu entrada por volta das 7h40. Na triagem, ela foi classificada na categoria azul, baixa urgência, e acabou esperando até depois do meio-dia.

“Não tem explicação de por que uma consulta tem que demorar tanto. O lugar estava cheio. Fiz um escândalo, porque não pode ser desse jeito. Eu estava com dor, mas tinha mais gente passando mal, à espera de atendimento”, relata, questionando como é feita a triagem.

 

Alta demanda

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, apesar de haver indicação de atendimento, na categoria azul, em cerca de 240 minutos, não há regra sobre tempo máximo de espera. Manjabosco destaca que a procura pela UPA, e a espera por atendimento, costumam ser maiores nas segundas e terças-feiras, mas que isso varia. Embora o Ministério da Saúde descreva, em sua página na internet, que a UPA é local para atendimento em caso de cólicas renais, Manjabosco diz que a paciente deveria ter procurado uma UBS. “Cerca de 80% dos pacientes recebidos na UPA são classificados como azul, ou seja, poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde”, diz. Dor na coluna há uma semana, resfriado sem febre, e dor de garganta, seriam exemplos de casos que não exigem atendimento na UPA.

 

Ouvidoria

A prefeitura orienta a população a formalizar reclamação junto à ouvidoria, por meio de um dos telefones: 156, 0800-643-9595, 3220-1202 ou pelo e-mail [email protected]

 

42-9959-0286

Tem um elogio, crítica ou questionamento sobre o atendimento na UPA de Ponta Grossa? Envie seu comentário para o Whatsapp do DC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.