em

Padre de Irati é nomeado bispo pelo papa Francisco

A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou que o papa Francisco nomeou o padre Mário Spaki, pertencente ao clero secular da Diocese de Ponta Grossa, atual secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, para bispo diocesano de Paranavaí. A ordenação episcopal está marcada para 22 de junho, às 18 horas, na Catedral Sant’Ana, de Ponta Grossa. E a posse canônica na Catedral Maria, Mãe da Igreja, de Paranavaí, será dia 8 de julho, às 16 horas, dia da celebração do Jubileu de Ouro da Diocese.

A Diocese de Paranavaí terá com padre Mário seu quinto bispo. Assim que foi comunicado oficialmente da nomeação, padre Mário gravou um vídeo se apresentando aos fiéis da Diocese de Paranavaí. “Sinto-me feliz, honrado e agradecido embora temeroso, pois sei quanto é grande a missão e a responsabilidade que se abre diante de mim. Sei que não estou sozinho. Já estou e estarei com vocês. Como meu primeiro gesto quero abraçar com o coração, mesmo à distancia, a cada um”, diz na mensagem.

Vida

Mário Spaki nasceu em Irati , em 14 de dezembro de 1971. Em 1987, durante as Missões Saletinas entrou  para o Seminário Propedêutico Diocesano, no início de 1991. De 1992 a 1994 estudou filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, da Diocese de Ponta Grossa. Em 1995 recebeu permissão de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Bispo Diocesano, para fazer um ano de espiritualidade, na Escola Sacerdotal Vinea Mea, de Loppiano, Florença – Itália.

Em outubro de 2001 retornou ao Brasil. De 2008 a 2011 foi presidente da Comissão dos Presbíteros do Paraná e secretário da Comissão Nacional dos Presbíteros. Em setembro de 2011 foi eleito pelos bispos do Paraná Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba, onde se encontra até o presente momento. De 2012 a 2015 fez o curso de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.

Padre Mário Spaki é natural de Irati e foi nomeado bispo da Diocese de Paranavaí. (Foto: Diocese de PG/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.