em

Paraná confirma produção de 23 milhões de toneladas de grãos

Levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, estima uma produção total de grãos na safra 18/19 em 23,3 milhões de toneladas, índice 4% maior do que na safra 2017/18, que chegou a 22,5 milhões de toneladas. As chuvas ocorridas nas últimas semanas de outubro foram o principal fator de influência na safra paranaense. Mesmo com o excesso de umidade para a época, as lavouras de soja mantêm um bom desenvolvimento.
A colheita do trigo da safra 2017/18 evoluiu para 77% da área, beneficiada pelo reaparecimento do sol no último fim de semana de outubro. Porém, as chuvas do último mês prejudicaram o andamento da colheita, ainda que os números sigam praticamente dentro da normalidade. A estimativa de produção segue em 2,9 milhões de toneladas neste mês, no entanto abaixo da expectativa inicial devido ao período seco do primeiro semestre.
Até o final de outubro, cerca de dois terços da soja já estava plantada, com estimativa de produção 3% maior do que na safra anterior. O plantio do milho também estava na reta final, podendo chegar à produção de 3,2 milhões de toneladas.
Mesmo com um leve atraso no plantio devido ao excesso de chuvas, as lavouras de soja, por sua vez, se mantêm em boas condições nesta safra. O fenômeno El Niño, previsto para 2018, contribui para uma boa expectativa de produção. “As quebras de safra são mais comuns nos períodos de seca”, disse o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcelo Garrido.
A área da soja na safra 2018/19 está estimada em 5,45 milhões de hectares, sem grandes variações com relação ao ano passado. A estimativa de produção é de 19,6 milhões de toneladas, 3% maior do que na safra anterior, o que representa uma recuperação na produtividade. O Deral mantém a estimativa de 3,2 milhões de toneladas para a primeira safra de milho 2018/19. A área semeada neste ciclo é de 352 mil hectares. 
As chuvas de outubro atrapalharam os trabalhos de implantação das lavouras de feijão em praticamente todas as regiões do Estado. A estimativa de produção para a safra 18/19 é de 329 mil toneladas em uma área semeada de 167 mil hectares.

Brasil 
A safra de grãos 2018/2019 deverá atingir entre 233,7 e 238,3 milhões de toneladas, produção que representa um aumento entre 2,5 a 4,5% em relação ao período anterior, segundo estimativa divulgada no início de novembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.