em

Paraná é o maior produtor de peixes de cultivo

O Paraná mantém-se na liderança entre os estados produtores de peixes de cultivo, com 129 mil toneladas em 2018. O aumento foi de 16% em relação a 2017. A segunda posição pertence a São Paulo, que assumiu o posto ao totalizar 73 mil toneladas e crescer 5,3% sobre o resultado de 2017.

Já a produção nacional foi de 722 mil toneladas de peixes de cultivo em 2018. Esse resultado é 4,5% superior ao de 2017, que foi de 691 toneladas. A informação é da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). A tilápia é a mais importante espécie de peixes cultivados no país. Segundo levantamento, a espécie teve crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior (2017), com 400 mil toneladas produzidas em 2018, representando (55,4%) da produção brasileira de peixes de cultivo.

Segundo a pesquisa, a categoria de peixes nativos representou em 2018 cerca de 39,84% da produção total, liderados pela espécie tambaqui. A publicação traz ainda o potencial de crescimento de outras espécies de peixes de cultivo, como carpa, panga e truta, dentre outras, que totalizaram produção de 34 mil toneladas e responderam por 4,6% no âmbito nacional.

“Esse sucessivo crescimento da piscicultura brasileira, principalmente da tilápia, mostra que nosso país tem trabalhado com excelência e que o seu potencial pode ser expandido ainda mais. O futuro para a atividade é extremamente promissor e devemos superar os gargalos – especialmente a questão ambiental, além da cessão de águas da União e o aumento do consumo – para atingir esse objetivo”, diz Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

Tilápia
A produção brasileira de tilápia foi de 400 mil toneladas em 2018. Esse resultado coloca o Brasil entre os quatro maiores produtores do mundo, atrás de China, Indonésia e Egito, e à frente de Filipinas e Tailândia. O Paraná é o maior produtor de tilápia do Brasil, com 123 mil toneladas. A espécie participa com 94% da produção total de peixes cultivados do estado. A tilápia também está presente com força em São Paulo com 95% da produção do estado – o que equivale a 69 mil toneladas. O terceiro maior produtor de tilápia é o estado de Santa Catarina, com 33mil toneladas.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.